Maria Izabel Reigada   |   27/12/2012 09:35

Tradicional operadora do Rio encerra atividades

Depois de 24 anos de operações, a Shangri-la Viagens e Turismo, do Rio de Janeiro, encerrou hoje suas atividades. A tradicional operadora carioca enviou comunicado ao mercado, onde aponta como fatores determinantes para seu fechamento a existência de uma ação de dissolução de sociedade, tramitando n

Depois de 24 anos de operações, a Shangri-lá Viagens e Turismo, do Rio de Janeiro, encerrou hoje suas atividades. A tradicional operadora carioca enviou comunicado ao mercado, onde aponta como fatores determinantes para seu fechamento a existência de uma ação de dissolução de sociedade, tramitando na Justiça, movida por ex-sócio da empresa (o ex-marido da sócia Monica Olivense, Roberto Bessi); uma grave doença que acometeu a principal sócia (Mônica, que contraiu lúpus); e a alta do dólar, aliada à escassez de linhas de crédito, diante do endividamento da operadora, mesmo motivo que levou ao fechamento das portas da Tia Augusta Turismo, há cerca de um mês.

“A empresa vinha tentando nos últimos meses contornar as dificuldades financeiras, porém, lamentavelmente, não conseguiu superar os graves problemas existentes”, diz o comunicado. Segundo a empresa, há aproximadamente mil clientes com pacotes comprados antes de 20 de dezembro, com data de embarque até abril próximo. “Eles estão sendo contatados para que sejam passadas as orientações necessárias, na derradeira tentativa de possibilitar a realização das viagens com umas das 97 operadoras filiadas à Braztoa, que se colocaram à disposição para ajudar”, diz.

A Shangri-la também mantém o telefone (21) 3221-5400 para clientes e fornecedores que queiram contatá-la. “A empresa esclarece ainda que ingressará, nos próximos dias, com pedido de Recuperação Judicial ou Autofalência, com o objetivo de tentar ressarcir eventuais prejuízos de seus clientes”, diz o comunicado.

Nos 24 anos de existência, a Shangri-la embarcou mais de 200 mil passageiros, segundo a própria operadora. No início deste mês, a Tia Augusta Turismo, também associada à Braztoa, encerrou atividades.

Tópicos relacionados