Janize Colaço   |   03/01/2017 11:33

RJ: segurança agrada estrangeiros no réveillon, diz estudo

A segurança não é o maior problema para os estrangeiros que visitam a cidade do Rio de Janeiro, aponta um levantamento feito pela Fundação Cesgranrio. Em parceria com a Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro, a fundaçã

Divulgação

Normalmente tida como um fator de risco nas datas comemorativas na capital fluminense, a segurança não foi o principal problema para os estrangeiros que visitaram a cidade do Rio de Janeiro na virada do ano, aponta um levantamento feito pela Fundação Cesgranrio. Em parceria com a Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro, a fundação realizou uma pesquisa entre os dias 26 de dezembro a 1 de janeiro, a fim de delinear o perfil dos visitantes da Cidade Maravilhosa durante o réveillon.

Coordenada pelo professor e diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do Rio de Janeiro (Ipetur), Bayard Boiteux, a pesquisa entrevistou mil turistas estrangeiros em oito bairros da cidade.

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
De acordo com a pesquisa, apenas 4% dos entrevistados se queixaram da segurança da cidade. Em contrapartida, 30% dos visitantes elegeram o calor como um ponto negativo da cidade, seguido pelos preços (20%), sinalização turística (19%),limpeza urbana (8%) e serviços de táxis (3%).

Apesar disso, 80% dos entrevistados afirmaram que retornariam ao Rio de Janeiro. A população anfitriã, segundo a pesquisa, é o principal ponto positivo da cidade, com 25% da opinião dos entrevistados. Os turistas também destacaram as informações turísticas (20%), gastronomia (17%), prestação de serviços (15%),metrô (12%), praias (8%), e museus (3%), como os pontos positivos.

ORGANIZAÇÃO DA VIAGEM E HOSPEDAGEM

Segundo o levantamento, 65% dos turistas organizaram suas viagens por conta própria e apenas 35% afirmaram ter recorrido a uma agência de viagens.

Já em relação às acomodações, a metade dos visitantes optou por hotéis. Ainda segundo o levantamento, 25% fizeram uso do Airbnb, 20% de apartamentos de temporada e 5% se hospedaram na casa de amigos que moram na cidade.

MEIO DE TRANSPORTE UTILIZADO
Apesar de o transporte aéreo ser o meio mais utilizado para chegar à cidade, com 65%,o marítimo se destaca por ter sido escolha de um quarto dos turistas – em navios que fizeram escala ou tinham por destino final a capital fluminense. Segundo os números obtidos, apenas 10% dos entrevistados chegaram por transporte terrestre.

OUTRAS CIDADES
Embora o Rio seja o principal destino dos turistas que passam pelo estado, outras cidades também foram visitadas. Com 24%, Paraty foi o segundo destino, seguido por Búzios (18%), Niterói (17%), Ilha Grande (15%), Arraial do Cabo (10%), Angra dos Reis (9%) e Atibaia (4%).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS