Henrique Santiago   |   24/10/2017 16:53

Economia em distribuição direta de aéreo é mito, diz estudo

Estudo revela que custos podem ser superiores com gastos em publicidade, tecnologia, marketing etc.

E se alguém dissesse que a distribuição direta de passagens aéreas tem o mesmo custo de um intermediário - ou até maior - para uma companhia do setor? Essa afirmação é feita pelo diretor da Infrata, Ian Lowden, uma empresa de economia voltada para a indústria aérea.

Um relatório foi lançado hoje e informa que a venda com agentes de viagens por meio de plataformas como o sistema de distribuição (GDS) tem o mesmo valor de uma transação “direta” – com as aspas, de acordo com o estudo. Ele explica o porquê.
Pixabay

“Ao se levar em conta a publicidade o marketing, o atendimento ao cliente e pagamento de taxas, bem como os custos significativos de aquisição de clientes on-line, como motores de busca, os gastos de reservas ‘diretas’ e aquelas feita por meio do canal on-line e offline com agências de viagens é equivalente”, declarou.

“As companhias aéreas que procuram justificar uma mudança para esquema de distribuição ‘direto’ menos transparente geralmente omitem considerar esses custos importantes e inevitáveis”, complementou.

Shutterstock

Segundo o estudo, para grandes conglomerados aéreos, apostar na venda direta tem um “custo insignificante” de 11 centavos de euro (13,43 euros contra 13.32, euros).

Já empresas com uma malha bem desenvolvida e com base pequena têm um adicional de 11% para cada reserva emitida, enquanto as regionais têm um acréscimo de 4% em seu próprio canal.

As companhias aéreas, sobretudo europeias, têm cada vez mais investido em um modelo próprio de vendas. A Lufthansa inaugurou esse movimento com a criação do Distribution Cost Charge (DCC), uma taxa de 16 euros para emissão via GDS, em 2015.

Na próxima semana, a British Airways e a Iberia, ambas do International Airlines Group (IAG) vão cobrar oito euros pela mesma razão. O estudo aponta que tal medida é uma “penalização” a esse canal intermediário.

Emerson Souza
Lufthansa recebeu críticas após criar uma taxa para distribuição via GDS na Europa
Lufthansa recebeu críticas após criar uma taxa para distribuição via GDS na Europa

O secretário geral da ECTAA, Michel de Blust, questiona as transportadoras que aderem a esse tipo de distribuição.

“Nós só podemos concluir que as companhias aéreas devem ter outros motivos para impulsionar as vendas diretas. Uma razão clara deve ser evitar a transparência, a conveniência e a escolha que agentes e plataformas neutras de viagens oferece aos consumidores. Nos canais de venda ‘diretos’ dessas empresas, tal transparência e escolha não existem, permitindo que eles o façam consumidores cativos e vulneráveis ao aumento de preços”, sugeriu.

O estudo foi encomendado por duas entidades, a Federação Europeia de Associações de Agentes e Operadores de Viagens (ECTAA) e a Associação Europeia de Tecnologia e Serviços de Viagem (ETTSA).

Tópicos relacionados