Henrique Santiago   |   27/04/2015 14:24

Entidades querem unificar a festa de São João; entenda

A tradicional festa de São João, realizada durante o inverno brasileiro, foi tema de discussão no Seminário São João do Brasil

A tradicional festa de São João, no inverno brasileiro, foi tema de discussão no Seminário São João do Brasil, idealizado pelo Instituto Pensar com realização da Promo Inteligência Turística, e contou com o apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo e Fecomércio.

Para o presidente do instituto, Domingos Leonelli, a proposta do evento é transformar a celebração junina em “um único produto turístico para que haja maior potencialidade de promoção dentro e fora do País”, criando, assim, “o São João do Brasil”. “Hoje o Brasil tem apenas um produto turístico em caráter nacional, que é o carnaval. Precisamos unificar essas festas e transformá-las em um produto turístico que possa ser comercializado no País e no Exterior e promover o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do turismo e do setor de serviços de uma maneira geral”, afirmou ele.

O secretário executivo do Ministério do Turismo, Vinicius Lummertz, afirma que a entidade está disposta a investir nessa iniciativa. “Temos que viabilizar o agrupamento de pessoas que vislumbrem onde podemos chegar com um produto como o São João do Brasil”, pontuou.

Leonelli afirmou que antes de comercializar e transformar o São João do Brasil em um produto internacional se faz necessário que todas as festas ganhem força no mercado regional. “Temos os festejos de São João em diversas regiões e Estados. No Nordeste, em Parintins (AM), em Brasília ou mesmo em São Paulo, a unificação é fundamental para que possamos proporcionar em um único produto toda característica da cultura regional brasileira”, disse. Para ele, a união desta amplitude cultural prevê, em curto prazo, o desenvolvimento da indústria e do comércio local, participação de investimento privado, inclusão de indústrias criativas e, principalmente, a promoção do País nos mercados domésticos e internacional.

O evento contou a participação do vice-governador de São Paulo, Márcio França, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, além de dirigentes de órgãos estaduais, municipais e federais de turismo e empresários produtores de festas privadas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS