Diego Verticchio   |   29/07/2015 12:49

MTur estuda como relaxar e flexibilizar vistos; entenda

A medida é mais um passo para atrair mais visitantes estrangeiros e está em fase de finalização para então ser levada aos Ministério de Relações Exteriores (MRE) e da Justiça (MJ). A ideia é que o estudo vire um Projeto de Lei

O Ministério do Turismo (MTur) está estudando uma forma de relaxar e flexibilizar vistos a países que não exigem reciprocidade. A medida é mais um passo para atrair visitantes estrangeiros e está em fase de finalização para então ser levada aos Ministério de Relações Exteriores (MRE) e da Justiça (MJ). A ideia é que o estudo vire um Projeto de Lei.

Caso saia do papel, este será mais um passo para flexibilizar o visto para turistas norte-americanos, o grande desejo do trade brasileiro. O ministro do Turismo, Henrique Alves (foto), afirmou que levará à presidente Dilma a possibilidade de isentar de vistos os turistas dos Estados Unidos apenas para 2016.

“É uma medida para fazer com que este público, que respira esporte, possa vir ao Brasil. Não quero aqui acabar com a reciprocidade, mas abrir uma brecha para um determinado período, seja de um ano ou seis meses. E com isso teremos embasamento para então continuar lutando pelo fim dos vistos”, afirmou Alves, durante encontro com os executivos dos EBTs (Escritório Brasileiro de Turismo no exterior), no Rio de Janeiro.

Esta e outras ideias, como fazer do Turismo pauta da agenda econômica do governo federal, serão levadas ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, numa reunião que já está agendada entre os dois políticos.

“Em momento de crise, não há atividade para gerar mais emprego e renda do que o Turismo. Tudo se encaixa no turismo e mesmo em período de crise, o brasileiro não deixa de viajar. A diferença é que agora ele passa a consumir mais o Brasil”, concluiu Alves.

Tópicos relacionados