Da Redação   |   29/06/2015 11:29

Brasil no Global Entry é um dos assuntos de Dilma e Obama

Visa Waiver? Ainda não. Mas o Brasil poderá ser anunciado como mais um país integrante do programa Global Entry, que tem processo facilitado de entrada nos Estados Unidos.

DA AGÊNCIA BRASIL

Visa Waiver? Ainda não. Mas o Brasil poderá ser anunciado como mais um país integrante do programa Global Entry, que tem processo facilitado de entrada nos Estados Unidos. Os passageiros que estão no programa passam em quiosques de auto-atendimento e depois levam o passaporte para verificação, geralmente mais rápida, antes da liberação para a área de bagagens. A adesão não é automática. O programa é voltado a passageiros frequentes, geralmente a trabalho, e o governo americano aprova a entrada ou não do viajante no Global Entry.

O anúncio deve fazer parte da agenda da presidente Dilma Rousseff com o presidente Barack Obama, esta semana. Mas não há sinalização de que os brasileiros estariam isentos do visto americano. Esse processo ainda deve demorar mais um tempo.

A viagem da presidenta aos Estados Unidos representa a retomada do diálogo político bilateral, segundo o subsecretário-geral Político I do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Antonio da Rocha Paranhos. Em 2013, Dilma Rousseff cancelou visita que faria ao país depois das denúncias de que o governo norte-americano espionou a presidenta e empresas estatais brasileiras.

Vários assuntos estarão em discussão no encontro dos presidentes. Eles vão tratar da questão da mudança climática e da preparação dos dois países para a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21), em Paris, no fim do ano. Dilma e Obama vão debater também a liberação do comércio de carne entre os dois países e o ingresso no Global Entry.

Tópicos relacionados