Artur Luiz Andrade   |   31/07/2013 18:48

Lideranças do turismo avançam na “agenda única”

A segunda reunião do grupo (informal) de lideranças empresariais do Turismo ocorreu nesta quarta-feira, 31, na sede da CNC, em Brasília, aproveitando que a semana na capital federal está cheia de eventos do setor

BRASÍLIA - A segunda reunião do grupo (informal) de lideranças empresariais do Turismo ocorreu nesta quarta-feira, 31, na sede da CNC, em Brasília, aproveitando que a semana na capital federal está cheia de eventos do setor: a reunião do Fornatur, ontem, a do Conselhão, do MTur, hoje à tarde, e a da Câmara Empresarial de Turismo da CNC, com a participação do ministro do Trabalho, Manoel Dias (amanhã).

Além das lideranças da reunião de 15 de julho, em São Paulo, desta vez integraram o grupo o empresário Juarez Cintra, da Ancoradouro, representando a força econômica do interior de São Paulo, o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, que representa as quatro grandes empresas aéreas nacionais, a presidente da Abeoc, Anita Pires, representando o setor de eventos e os CVBs, e o presidente da Abremar, Ricardo Amaral.

A segunda reunião avançou na seleção dos temas para a montagem desta agenda única, que já deverá estar montada no próximo encontro, em 15 dias. Infraestrutura, Relação com o consumidor, Legislação, Política Tributária e a Promoção Doméstica e Internacional do Turismo formam os grandes blocos temáticos.

Também na próxima reunião a CNC, representada por Alexandre Sampaio, receberá os dados de cada setor para a criação de um índice para a indústria, com dados hoje fragmentados nas entidades. A CNC também apoiará o grupo na assessoria jurídica, bem como os assessores e consultores das entidades.

Assim que o grupo chegar aos resultados esperados o material será apresentado ao MTur, ao trade e à imprensa.

CONSELHÃO
O presidente do Conselho da CVC, Guilherme Paulus, escolhido porta-voz do grupo, pediu a palavra na reunião do Conselho Nacional do Turismo, presidido pelo ministro Gastão Vieira, e que ocorreu no Centro Ulysses Guimarães, para explicar os objetivos do grupo ao Conselhão e frisar que não é um conselho paralelo ou algo para combater essa ou aquela entidade ou órgão do governo.

“Os jovens manifestantes das ruas nos inspiraram. Nós empresários vimos que estávamos acomodados, quietinhos e aceitando certas coisas que não precisamos aceitar. Daí nos reunimos na sede da Abav Nacional e vimos que temos muito em comum. Vamos preparar uma agenda de reivindicação para melhoria de todo o setor e que será apresentada ao ministro Gastão Vieira”, disse, sendo elogiado pelo secretário Vinícius Lummertz, que neste momento comandava a reunião.

Paulus citou alguns temas debatidos pelo grupo de lideranças e ainda criticou o formato de gestão pública em que não há continuidade de pessoas ou de projetos. “Nós empresários, vivemos do turismo, queremos continuidade. E não estamos trabalhando por individualidades ou vaidades pessoais, e sim pelo desenvolvimento do turismo”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.