Artur Luiz Andrade   |   27/09/2013 11:16

Ronald Ázaro revela números no Dia Mundial do Turismo

O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, presidente da Turisrio e também do Fornatur, Ronald Ázaro, faz uma reflexão sobre o Dia Mundial do Turismo, comemorado hoje. Seu foco, claro, é o Rio de Janeiro, que vive um momento ímpar em sua história turística.

O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, presidente da Turisrio e também do Fornatur, Ronald Ázaro, faz uma reflexão sobre o Dia Mundial do Turismo, comemorado hoje. Seu foco, claro, é o Rio de Janeiro, que vive um momento ímpar em sua história turística. Segundo ele, este ano o Rio já recebeu 12% mais turistas que no ao passado.

"Turismo, o futuro da economia do Estado do Rio de Janeiro

Em regiões cujo forte são as riquezas naturais e a tradição histórico-cultural, como é o caso do Estado do Rio de Janeiro, o turismo significa uma das mais poderosas alternativas para o desenvolvimento. É comprovado que a atividade é a que representa retorno mais rápido a curto prazo para os investimentos e é capaz de gerar uma grande quantidade de empregos, trazendo a melhoria da qualidade de vida da população.

É por isso que, hoje, 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, temos muito a comemorar. Segundo pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, em 2012, foram injetados na economia estadual cerca de R$ 1 bilhão. Este indicador é de extrema importância, uma vez que comprova que a atividade turística está se fortalecendo no nosso Estado. O setor de turismo é um dos mais significativos na cadeia produtiva. Atualmente um em cada 11 trabalhadores está ligado diretamente à atividade. O turismo movimenta cerca de 50 setores e é responsável por cerca de 4% do PIB do Estado do Rio de Janeiro.

Através do Observatório de Turismo Setur-RJ constatamos também que houve um crescimento de 12% de visitantes nos atrativos turísticos em relação a 2011 e 26% de aumento na ocupação hoteleira. Os números apresentados deram ao Estado do Rio de Janeiro um significativo impacto sócio econômico, gerando empregos diretos, indiretos e de prestação de serviços e influenciando sobremaneira as áreas de cultura, esporte, artesanato, vias urbanas e rurais, telefonia e segurança pública, entre outras.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Turismo, tem trabalhado incansavelmente em parceria com os gestores municipais da atividade turística das cidades do interior fluminense. Participações em feiras, congressos, encontros e workshops, nacionais e internacionais, ligados ao segmento turístico, são constantes. Nessas ocasiões é feito um trabalho intenso de promoção do nosso Estado e são realizados contatos e reuniões que visam ações futuras.

Temos incentivado também as cidades turísticas a implantar um calendário de eventos diversificado e consistente. Essa é uma forma de atrair os visitantes para esses destinos, fazendo com que não exista uma alta temporada nessas localidades. Ao promover festas o município incentiva a presença dos turistas, movimenta a cadeia produtiva da cidade e gera empregos e renda.

O Prodetur – Programa de Desenvolvimento do Turismo que disponibiliza US$ 187 milhões para alavancar o setor no Estado do Rio de Janeiro. A meta principal é o desenvolvimento turístico sustentável e integrado com a melhoria da qualidade de vida da população das localidades envolvidas, aumento das receitas do setor e aumento da capacidade de gestão em áreas de expansão e de potencial.

Sabemos que o Estado do Rio de Janeiro foi contemplado com uma geografia que agrada aos turistas mais exigentes. Serra e litoral disputam os visitantes que ficam extasiados com a enorme diversidade de atrativos oferecidos. Aliado à beleza natural, a cordialidade, hospitalidade e simpatia do povo fluminense atraem os visitantes que, muitas vezes, estendem a sua permanência no Rio de Janeiro. Portanto, o nosso trabalho não deve e não pode parar. Tenho certeza que a atividade turística será, muito em breve, o grande impulsionador da economia fluminense.

Ronald Ázaro
Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro
Presidente da Turisrio – Cia. de Turismo do Estado do Rio de Janeiro"

Tópicos relacionados