Maria Izabel Reigada   |   26/06/2014 11:11

Santa Catarina terá Observatório do Turismo neste ano

Ontem pela manhã, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Felipe Melo, convocou representantes do trade turístico para ouvir suas demandas em relação

Ontem pela manhã, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Felipe Melo, convocou representantes do trade turístico para ouvir suas demandas em relação ao desenvolvimento do setor no Estado. Na ocasião, o secretário anunciou a implantação do Observatório do Turismo, reunindo e sistematizando informações turísticas, ainda neste ano. Também informou que, para evitar os problemas de infraestrutura ocorridos na última temporada, a Operação Veraneio será lançada ainda em julho, aumentando o tempo para que órgãos públicos e empresas possam se organizar.

Entre os pontos levantados pelos representantes do trade estiveram o Decreto Lei 1309, de 2012, que regulamenta os fundos de incentivo ao turismo, e seria o responsável pelo “engessamento” do repasse de recursos para programas culturais, turísticos e esportivos no Estado. Melo afirmou que as instruções normativas estão sendo revogadas e que o governo pretende propor alterações ao decreto no próximo mês. A inexistência de planos de marketing turístico nos municípios foi citada como uma das deficiências das administrações pelo presidente da Santur, Valdir Walendowsky. Houve consenso a respeito da necessidade de criação de um Plano Estadual de Turismo. O turismo representa 12,5% do PIB catarinense.

Tópicos relacionados