Da Redação   |   10/03/2010 13:39

Senador critica Anac e Infraero. Agência se defende

Para o vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal, senador Cesar Borges (PR-BA), a falta da companhia aérea regional é prejuízo para o turismo e para a economia regional e nacional.

Para o vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal, senador Cesar Borges (PR-BA), a falta da companhia aérea regional é prejuízo para o turismo e para a economia regional e nacional. Além disso, as empresas hoje existentes "têm vida curta e preços proibitivos".

A presidente da Anac, Solange Vieira, participa, na próxima segunda-feira, em São Paulo, do Fórum PANROTAS 2010, onde, além de uma apresentação, interage com os presidentes das companhias aéreas nacionais: Constantino Jr., da Gol, Líbano Barroso, da Tam, Pedro Janot, da Azul, José Efromovich, da OceanAir, José Mário Caprioli, da Trip e Júlio Perotti, da Webjet.

Para se inscrever acesse www.panrotas.com.br/forum.

Para ele, a Anac foi criada para ser a solução dos problemas, mas isso não está acontecendo. Os aeroportos maiores são mais atendidos e os médios e pequenos não têm investimento. “A Infraero só se preocupa com os superaeroportos e não dá atenção aos outros. A regulamentação depende da Anac, mas não sai”, afirmou o parlamentar. O senador citou o aeroporto de Porto Seguro, que recebe muitos turistas, mas não tem investimento e está precário.

O superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da Anac, Juliano Alcântara, disse que o papel da agência na aviação brasileira é dar condições mínimas de segurança para os voos. “A regra de segurança da Anac era dura e encarecia o serviço, inviabilizando os voos e fazendo com que as normas não fossem cumpridas. Com a flexibilização das normas de segurança, o serviço ficou mais fácil e viável para os pequenos aeroportos”, afirmou.

“A lei não permite que a Anac diga quem pode ou não voar. O papel da agência é dizer se está ou não voando em segurança”, complementou.

A Anac apoia o PLS 130/01 do senador Mozarildo Cavalcanti, que estabelece um adicional tarifário para subsidiar linhas aéreas regionais, mas não cabe à Anac propor políticas publicas. Já estão estudando como o PLS será colocado em pratica quando for aprovado.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11152 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS