Biaphra Galeno   |   09/08/2013 19:22

Sindetur-SP suspende Decolar por “maquiar preços”

O Sindetur-SP notificou hoje a Decolar.com sobre sua suspensão da entidade por um período de 180 dias. Motivo: o modelo de publicidade adotado pela OTA. De acordo com o presidente do sindicato, Eduardo Nascimento, a forma como são apresentados os preços não condizem com o valor pago pelos clientes.

O Sindetur-SP notificou hoje a Decolar.com, informando que a OTA está suspensa do sindicato por um período de 180 dias. Motivo: o modelo de publicidade adotado pela Decolar.com. De acordo com o presidente do sindicato, Eduardo Nascimento, a forma como são apresentados os preços não condizem com o valor pago pelos clientes no final da compra, pois anuncia-se um valor, mas a ele são agreagadas taxas não anunciadas.

“O preço final fica ‘maquiado’. Eles fazem uma concorrência desleal com seus preços e, no mercado, ninguém tem de cobrar a mais pelo preço que é anunciado”, explicou o presidente da entidade ao Portal PANROTAS. “A Decolar ficará suspensa por 180 dias até adequar sua publicidade. Caso isso não aconteça, haverá eliminação do quadro.”

Nascimento afirma que, desde o início do ano, o Sindetur-SP faz uma análise não somente sobre a Decolar, mas todas as OTAs que atuam no mercado. “Como a Decolar é a que tem a maior representatividade, decidimos notificá-la primeiro”, explicou, sem dizer se há e quais são as outras empresas a serem notificadas futuramente.

QUESTIONAMENTO
Em fevereiro deste ano, a entidade enviou uma notificação questionando o modelo de publicidade da Decolar. Na ocasião, a OTA respondeu: “a Decolar.com deixa aqui registrado que jamais anunciou preços que não são praticados na realidade, e que cumpre fielmente seu dever de informação de forma a não passar aos consumidores nenhuma idéia distinta da realidade. Todos os preços anunciados pela Decolar.com são acompanhados das advertências trazidas no texto legal dos anúncios, bem como de avisos importantes que dizem respeito ao próprio trecho anunciado, impedindo que reste qualquer dúvida à respeito dos preços que serão finalmente pagos pelo consumidor”.

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