Maria Izabel Reigada   |   28/06/2013 18:01

Turistas avaliam serviços na Copa das Confederações

O grau de satisfação com os turistas brasileiros e internacionais com o serviços turísticos da Copa das Confederações, que tem sua final neste domingo, está acima de 50% em mais da metade dos serviços. A constatação é do estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe),

O grau de satisfação com os turistas brasileiros e internacionais com os serviços turísticos da Copa das Confederações, que tem sua final neste domingo, está acima de 50% em mais da metade dos serviços. A constatação é do estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendado pelo Ministério do Turismo. Entre os itens com avaliação negativa estiveram o preço da alimentação nos estádios, aprovado por apenas 21,9% dos entrevistados, assim como a qualidade do transporte público e o atendimento em outros idiomas, segundo a pesquisa. “A pesquisa é importante porque nos dá um diagnóstico dos serviços que precisam avançar até a Copa do Mundo de 2014”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira, na apresentação dos resultados da pesquisa, hoje, em Brasília.

Entre os itens bem avaliados pelo estudo aparecem os serviços de táxi, a segurança pública, os restaurantes e o conforto dos estádios. “Surpreende a avaliação positiva dos restaurantes, preço dos táxis. Agora, é negativa no que se passa dentro dos estádios. As pessoas acham que a comida é cara e ruim e o preço das bebidas é alto. Há reclamações desses serviços que as arenas estão oferecendo”, completou o ministro.

A maior parte do público em geral permaneceu até três noites na cidade-sede (73,4%) e se hospedou majoritariamente em hotéis (58,4%) e casas de família (37,1%). Em relação aos preços, os meios de hospedagem receberam aprovação de 68,4% dos entrevistados. Entre os estrangeiros, o tempo de permanência no Brasil foi de oito a 15 noites (41,5%), e a preferência por hotéis atingiu 84% deles. Entre os serviços que mais agradaram, citados espontaneamente pelo público em geral, destacam-se as condições gerais da cidade (10,1%), aspectos da natureza local (9,6%) e a qualidade dos jogos (8,1%).

Os itens de infraestrutura das cidades-sede mais bem avaliados pelos turistas estrangeiros foram os serviços de transporte privado (83,1%), a limpeza das ruas (78,3%) e a segurança pública (71,7%). Já os serviços turísticos mais bem vistos são os restaurantes (91,5%), a diversão noturna (86,2%) e o local de hospedagem (84,8%). A pesquisa divulgada pelo MTur reuniu dados de duas mil entrevistas feitas em estádios com brasileiros e estrangeiros e 106 entrevistas em aeroportos apenas com estrangeiros. Os dados são parciais e, quando finalizada, a pesquisa totalizará 14 mil entrevistas. “Os números mostram que o evento tem um grande potencial de atração turística. A Copa das Confederações foi o principal motivo de viagem para 85,3% do público em geral entrevistado”, concluiu Vieira.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS