Biaphra Galeno   |   15/03/2013 12:42

Ministra busca nos EUA informação para museu em BSB

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o presidente da Fundação Cultural Palmares, José Hilton Cobra, estão nos Estados Unidos para uma série de visitas a museus da capital Washington, como parte de uma prospecção para a construção do Museu da Memória Afrodescendente, em Brasília.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy (foto, divulgação), e o presidente da Fundação Cultural Palmares, José Hilton Cobra, estão nos Estados Unidos para uma série de visitas a museus da capital Washington, como parte de uma prospecção para a construção do Museu da Memória Afrodescendente, em Brasília.

Ontem (quinta-feira, dia 14), Marta e Hilton Cobra visitaram o Museu do Holocausto, onde se reuniram com diretores da instituição. Hoje será a vez do museu da notícia Newseum, lugar em que será realizada reunião com a vice-presidente de Exibições e Programas, Cathy Trost.

“O Museu do Holocausto é feito com muita sensibilidade. Consegue mostrar os horrores dos campos de concentração e a morte de milhões de pessoas, mas faz isso sem que o visitante venha sucumbir diante de tanta desumanidade. Aqui vimos a genialidade de uma arquitetura que ajuda as pessoas suportarem o que vão ver”, comentou a ministra, logo após sair do Museu do Holocausto.

Ainda segundo a ministra, o Museu da Memória Afrodescendente vai contar a história da escravidão, desde a vinda dos negros que foram trazidos da África, passando por seus sofrimentos em nossas terras. “Também temos de mostrar como essas mãos e cultura construíram o Brasil que somos hoje: nossa gastronomia, dança, música. Nossa cultura. Temos de resgatar toda essa história e a autoestima da população negra.”

O presidente da Fundação Cultural Palmares disse que “o impacto do Museu do Holocausto é o seu alcance educativo”. Ele entende que a experiência de construção do museu brasileiro passa por contar algo que se faz necessário a todos os brasileiros, o resgate de sua história a partir de fatos comprovados.

Amanhã está programada visita da ministra e de Hilton Cobra ao Smithsonian Institute - National Museum of African Arts e entrevista com a diretora do instituto, Francine Berkowitz.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias