Raphael Silva   |   01/03/2018 11:12

Machine learning, IA e VR: como a Expedia vê o futuro

Inteligência artificial e ML já são realidade nos investimentos de US$ 1,3 bilhão em tecnologia na companhia, onde a realidade virtual é vista como próximo grande disruptivo

Raphael Silva
Scott Crawford, Johan Svanstrom e Cyril Ranque mostraram como a Expedia enxerga a tecnologia no Turismo
Scott Crawford, Johan Svanstrom e Cyril Ranque mostraram como a Expedia enxerga a tecnologia no Turismo
Se o Grupo Expedia Inc cresceu quase US$ 1,3 bilhão em receitas (+14%) no ano passado, é possível dizer que o mesmo valor foi convertido em investimento tecnológico, informação revelada por líderes do conglomerado norte-americano ao Portal PANROTAS. Junto a essa expansão bilionária, cerca de cinco mil engenheiros trabalham em prol dos avanços tecnológicos no grupo e têm na inteligência artificial (IA) e machine learning os principais focos de importância para os negócios do Turismo on-line nos próximos anos.

"As grandes empresas têm muitos dados, e nós temos investido na otimização de análise e aplicação desses dados para criar uma experiência cada vez melhor ao cliente", explicou o presidente do Expedia Lodging Partner Services, Cyril Ranque. Ele ainda destacou o objetivo de o grupo se tornar a "grande plataforma de viagens do mundo".

Da chegada do viajante ao site da OTA à ordem de apresentação das fotos na página do hotel, tudo visa atender à expectativa do cliente na Expedia. Tudo isso também passa por um processo tecnológico que faz com que os sistemas do conglomerado - que agrega Hotéis.com e Trivago, no Brasil - "aprendam" a entender qual o melhor produto para aquele viajante, seguindo o básico conceito de machine learning.

A inteligência artificial, por sua vez, é a maneira de interpretar essa imensa quantidade de dados para otimizar a experiência do cliente e dos parceiros da Expedia. Com informação sobre a chegada de voos, ocupação das acomodações locais, reservas de carros e muito mais, a rede do grupo consegue traduzir isso em ofertas valiosas, seja para aqueles que estão comprando uma viagem ou para quem está vendendo, no caso dos hotéis e agentes.

"Veremos cada vez mais interações tecnológicas facilitando o trabalho de customização no mercado de viagens", destacou o vice-presidente de Gerenciamento de Produtos do Grupo Expedia, Scott Crawford.

Dreamstime
Realidade virtual é a grande aposta da Expedia para o futuro
Realidade virtual é a grande aposta da Expedia para o futuro
PRÓXIMO GRANDE PASSO
Enquanto IA e machine learning seguem evoluindo para se manterem como os grandes ditadores de regras no mercado turístico on-line, a realidade virtual (VR) é vista como o próximo grande passo tecnológico no Turismo.

"Deverá ser o próximo ponto disruptivo no mercado, mas não para 2018", opinou o presidente do Hotels.com, Johan Svanstrom. Segundo ele, os altos custos de equipamentos, sejam os óculos para visualização ou as câmeras para criação de conteúdo, ainda atrasam o boom dessa tecnologia.

A Expedia, por sua vez, não perde tempo e já admite testar a realidade virtual visando o sucesso futuro dessa tecnologia. "Reduz a ansiedade e o risco de desapontamento do viajante. Será algo diferente para o mercado", concluiu Ranque.

PROBLEMA BOM
A crescente quantidade de passageiros voando pelo mundo - em 2017, foram 4,1 bilhões, segundo a Iata - faz com que destinos supervisitados sofram com alguns problemas. Veneza e Barcelona, por exemplo, são exemplos de cidades que contam com movimentos anti turistas. Para a Expedia, porém, a solução não é simplesmente barrar a entrada de visitantes.

Os líderes da Expedia veem o overtourism como um ponto natural do ciclo de viagens no Turismo. A partir de um certo momento, o público deixa de ir aos destinos mais visitados para encontrar novos locais, que, futuramente, poderão sofrer também com o excesso de turistas.

"É um problema bom para se ter. Isso mostra a necessidade de investimento dos destinos em infraestrutura, mas também abre uma porta para nós divulgarmos e vendermos novos destinos", concluiu Svanstrom.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Raphael Silva

Raphael Silva tem 1458 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS