Alex Souza   |   29/11/2013 13:30

Brasil ganha destaque no cenário global da Amadeus

A atuação da Amadeus na América Latina é mapeada atualmente da seguinte forma: North Latam, que engloba Colômbia, Venezuela, México, América Central e Caribe, e South Latam, que inclui Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A partir de janeiro do ano que vem, no entant

A atuação da Amadeus na América Latina é mapeada atualmente da seguinte forma: North Latam, que engloba Colômbia, Venezuela, México, América Central e Caribe, e South Latam, que inclui Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A partir de janeiro do ano que vem, no entanto, o País ganhará designação própria neste mapa, “descolando-se” do grupo ao qual hoje faz parte.

A informação foi dada pelo country manager da empresa no Brasil, Mário Ponticelli, que recebeu a reportagem do Portal PANROTAS esta manhã na sede da Amadeus, em São Paulo. Na prática, a mudança significará mais visibilidade ao País junto à Amadeus em termos globais. “Antes havia um filtro. Agora, os contratos, negociações e projetos serão analisados de outra maneira”, explica Ponticelli, acrescentando que a criação da região Brasil se dá pelo peso do País nas negociações da Amadeus na região: o Brasil atualmente representa 50% da movimentação da South Latam.

O balanço de 2013, que ainda tem um mês pela frente, é positivo para a Amadeus, que tem no Brasil e mesma média de crescimento registrada em âmbito global. Hoje, quatro mil agências de viagens utilizam o sistema no País. De acordo com Ponticelli, entretanto, não importa a quantidade, mas a produtividade destas empresas. E para que o volume de negócios gerados aumente, o country manager avalia que as agências precisam descobrir as funcionalidades do GDS que vão além da comercialização do aéreo, como hotelaria e locação de carro, por exemplo.

“O GDS é como um cérebro: apenas 20% dele é utilizado”, compara Ponticelli. Um dos focos de atuação da empresa no País está no departamento Quality, que vai até as agências, faz um levantamento de como o sistema vem sendo utilizado e então elabora um programa de capacitação aos profissionais em relação ao melhor uso do GDS – o processo todo chega a durar três semanas. Em 2012 e 2013, cerca de 35 empresas vivenciaram o treinamento do Quality – para o ano que vem, a expectativa é chegar aos 30.

Em matéria da edição 1.094 do Jornal PANROTAS, cuja versão on-line entra no ar no próximo dia 9, você saberá dos demais planos da empresa para o Brasil em 2014.

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