Rodrigo Vieira   |   02/04/2014 12:41

Presidente da Totvs critica infraestrutura brasileira

Laércio Consentino, presidente da Totvs e um dos palestrantes do segundo dia do 12º Fórum PANROTAS, destacou, no prédio da Fecomércio, em São Paulo, que apesar de o empreendedor brasileiro ter tudo para ser competitivo com o restante do mundo, ele é barrado na infraestrutura pública do País.

Laércio Consentino, presidente da Totvs e um dos palestrantes do segundo dia do 12º Fórum PANROTAS, destacou, no prédio da Fecomércio, em São Paulo, que apesar de o empreendedor brasileiro ter tudo para ser competitivo com o restante do mundo, ele é barrado nos “fatores de ambiente externo”, isto é, marcos regulatórios e infraestrutura pública do País.

“O empresário brasileiro tem todos os ingredientes para ser muito competitivo em seus negócios, pois é criativo e tem mão-de-obra capacitada, mas ele esbarra em fatores dos quais não tem acesso para mudar”, reflete. “De nada adianta ter o melhor serviço do mercado se a infraestrutura do ambiente externo não acompanha o ritmo dessa empresa”, conclui, apontando que o Brasil tem um modelo econômico a ser repensado com urgência, e que o quadro pode ser revertido com a união e reivindicação das companhias.

Tomando como exemplo a própria Totvs, empresa de soluções corporativas em software, Consentino dá as dicas para o empreendedor do Brasil ser bem-sucedido no mercado moderno, cujo maior protagonista é o fator tecnológico. Segundo o executivo, o cliente já sabe da enorme capacidade das plataformas digitais, sendo cada vez mais exigente pelo que paga, portanto as palavras-chave são inovação e personalização.

“Tecnologia é inovar, inovar e inovar. Hoje a Totvs pensa em 2020, pois 2014 e 2015 já saíram do forno. Com esse novo conceito de mercado, não dá para ficar estagnado”, aconselha. “Além disso, entender o cliente é fundamental, pois os produtos genéricos não agradam mais em um tempo de tanta diversidade tecnológica.”

O Fórum PANROTAS é realizado em aliança institucional com CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae, Chile, CVC, Gol, Pernambuco, American Airlines, GJP Hotels & Resorts, Sabre, Tap Portugal, Noah Gastronomia, R1 Audiovisual, Esferatur, Gapnet, GTA, Totvs Reserve, Best Western, Dallas/Fort Worth International Airport, Farecompare, Localiza, Royal Palm Resort Campinas, StarAlliance e apoio de Bysense, B4T, Tour House, Shift Mobilidade Corporativa e Vice Versa Intérpretes. O Prêmio PANROTAS de Inovação em Tecnologia para o Turismo – patrocinado pela Alatur JTB – será entregue durante o evento.

Tópicos relacionados