Alex Souza   |   21/02/2013 15:14

Reserve desenvolve tecnologia para leitura de despesas

O sistema Reserve, de Solange e Luís Vabo, anunciou o desenvolvimento de uma nova tecnologia baseada em OCR (optical character recognition) para identificação de dados, a partir da leitura fotográfica (scan) de um arquivo digital

O sistema Reserve, de Solange e Luís Vabo, anunciou o desenvolvimento de uma nova tecnologia baseada em OCR (optical character recognition) para identificação de dados, a partir da leitura fotográfica (scan) de um arquivo digital. Na prática, significa que um viajante corporativo poderá fotografar um recibo de despesa para que o software, batizado Reserve Scan Reader, leia, interprete a imagem e automaticamente preencha os campos determinados no relatório de despesas de viagem.

“Esta tecnologia permitirá que o executivo economize até duas horas de seu tempo no preenchimento de relatórios, na separação e identificação de recibos, quando retorna de uma viagem, como atualmente ocorre nas empresas”, explicou Solange Vabo, presidente do Reserve. A nova tecnologia será integrada ao Reserve Expense Manager, sistema lançado no início de 2012, cuja pesquisa e desenvolvimento envolveu analistas de negócios, desenvolvedores seniores e engenheiros de sistemas.

“O Reserve Expense oferecerá mais do que fotografar e salvar uma nota de despesa”, explica Luís Vabo, vice-presidente executivo do sistema. “Nossa ideia é criar uma nova experiência na organização e no controle das despesas do viajante corporativo", complementa. O desafio do Reserve agora é dotar o sistema de inteligência suficiente para identificar os diversos tipos de nota de despesa e recibo impresso, de forma a carregar cada dado (nome do estabelecimento, CNPJ, endereço, descrição da despesa, valor, impostos e taxas etc) no respectivo campo do RDV (Relatório de Despesas de Viagem) no departamento. financeiro da empresa cliente.

A nova tecnologia encontra-se em aprimoramento pela equipe de P&D (Reserve Lab) e abrangerá notas de restaurantes, bares, hotéis, postos de gasolina, pedágios, estacionamentos, serviços acessórios de companhias aéreas e outras despesas permitidas pela política de viagens da empresa.

O Reserve mostrará um inédito ensaio técnico de desenvolvimento do novo software durante o Lacte 8, no Grand Hyatt São Paulo, de 24 a 26 de fevereiro.

Tópicos relacionados