Alex Souza   |   24/06/2014 21:18

Pesquisa da Argo IT aponta share das OBTs

A Argo IT revelou há pouco detalhes de uma pesquisa relacionada ao uso de duas ferramentas complementares: as On-line Booking Tools (OBTs) e as de gerenciamento de despesas de viagens corporativas (expense

A Argo IT revelou há pouco detalhes de uma pesquisa relacionada ao uso de duas ferramentas complementares: as On-line Booking Tools (OBTs) e as de gerenciamento de despesas de viagens corporativas (expense management). O estudo, encomendado à empresa Multifocus e implementado sob orientação da Academia de Viagens, colheu informações junto aos responsáveis pela gestão das viagens de 257 empresas de diferentes portes e regiões do país.

Entre os entrevistados, 50% afirmaram utilizar a OBT da Argo IT, 22% do Reserve e 7% o Reserva Fácil. Sobre as ferramentas de expense management, 24% usam SAP, 14% Argo IT e 11% Reserve.

Um dos resultados que mais chama a atenção na pesquisa é o de que 52% dos entrevistados afirmaram não fazer uso de nenhuma das duas ferramentas - 28% só tem OBT, 7% apenas expense e 18% possuem ambas. “Isto mostra quanto espaço temos em termos de oportunidades”, comentou o diretor geral da Argo IT, Alexandre Arruda.

As justificativas para a não utilização das ferramentas foram as seguintes, para as OBTs: pouca demanda por viagens (28%), compras realizadas diretamente em agências (24%), dependência de uma decisão corporativa (12%), desconhecimento da ferramenta (11%) e custo de implantação (5%). Para as de expense: ausência de demanda de despesas (23%), custo de implantação (11%), desconhecimento da ferramenta (6%), dependência de uma decisão (6%) e relação custo x benefício considerada ruim (4%).

Arruda avalia que há um trabalho a ser feito por parte dos gestores para que a importância de tais ferramentas seja apresentada às corporações. “A pesquisa pode ser utilizada para isso”, acredita.

A edição vindoura do Jornal PANROTAS, que circula a partir da próxima quarta-feira, trará mais detalhes, informações e gráficos da pesquisa.

Tópicos relacionados