Alex Souza   |   06/04/2010 10:50

Tam tem 50% das vendas da Abracorp

No ano passado, as 30 agências Abracorp venderam 6,2 milhões de bilhetes aéreos domésticos, com tarifa média de R$ 450,52.

Se no mercado em geral Gol e Tam dividem a preferência dos consumidores (ambas com cerca de 42% no doméstico em fevereiro), nos números da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que nasce formalmente hoje, com 30 associados, a preferência é clara pela Tam. A companhia aérea presidida por Líbano Barroso tem 50% das vendas domésticas dessas 30 agências, ou 49,98% nos números oficiais. Isso significa vendas de R$ 1,4 bilhão, contra R$ 1 bilhão da Gol, que fica com share de 36,6%.

Em 2008, tanto no Favecc quanto na TMC Brasil, a Tam tinha cerca de 60% de share. A Gol, contando a Varig, tinha participação parecida com a de 2009. O crescimento maior foi mesmo das empresas menores.

O total de venda de passagens aéreas nacionais foi de R$ 2,8 bilhões. O aéreo doméstico responde por 44,95% do faturamento das empresas Abracorp, seguida pelo aéreo internacional com 30,19%, hotelaria nacional com 12,87% e eventos nacionais, com 4,09%.

Ainda no ranking das aéreas nacionais, depois da Tam e da Gol, distantes, vêm OceanAir, com 3,05%), Trip (2,94%), Webjet (2,41%), Azul (2,35%), outras (2,11%) e a Passaredo (0,56%). O share das “nanicas” se equipara ao do mercado em geral, com algumas trocas de posição.

No ano passado, as 30 agências Abracorp venderam 6,2 milhões de bilhetes aéreos domésticos, com tarifa média de R$ 450,52.

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