As 32 TMCs (agências de viagens corporativas ou travel management companies) associadas à Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) totalizaram vendas de R$ 13 bilhões no ano passado, um aumento de 12% sobre 2012
As 32 TMCs (agências de viagens corporativas ou travel management companies) associadas à Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) totalizaram vendas de R$ 13 bilhões no ano passado, um aumento de 12% sobre 2012. Esse montante inclui 11 milhões de bilhetes aéreos emitidos, 9,9 milhões de noites de hotel e 1,4 milhão de locações de veículos.
O aéreo nacional foi o que menos cresceu em 2013, devido à redução de oferta das companhias domésticas: 9%, respondendo por R$ 5,4 bilhões das vendas. O internacional seguiu a média da entidade, 13%, e chegou a vendas totais de R$ 3,76 bilhões. Dos R$ 13 bilhões vendidos pela Abracorp o aéreo ficou com R$ 9,1 bilhões.
A hotelaria nacional cresceu 21%, a internacional 24% e a locação de veículos ficou estável, com 0,3% de crescimento. Em share nas vendas da Abracorp, o aéreo nacional caiu de 43% em 2012 para 41% em 2013. O internacional manteve os 29% de participação e a hotelaria nacional subiu de 17% para 19%. A venda de hotéis no Exterior obteve os mesmos 2% de 2012 e a locação de veículos no Brasil pulou de 1% para 2%.
Nas locações, a Localiza aumentou seu share de 59% para 62%. Foi seguida pela Hertz (14%), Unidas (5%) e Movida (3%).
ABRACORP 2013
Associadas: 32 Vendas: R$ 13 bilhões Funcionários: 8,9 mil Postos de serviço: 305 Bilhetes aéreos emitidos: 17 milhões Noites de hotel vendidas: 9,9 milhões Locações de veículos: 1,4 milhão