Movida

Rafael Faustino   |   04/11/2016 14:41

Avipam retoma crescimento e supera 500 mil transações no ano

Uma das agências de viagens corporativas mais tradicionais do Brasil, a Avipam vem se recuperando do que considerou, em 2015, um ano “de fundo do poço” para a economia em geral. Depois de cair bruscamente no ano passado, a TMC estima que neste ano irá crescer cerca d

Uma das agências de viagens corporativas mais tradicionais do Brasil, a Avipam vem se recuperando do que considerou, em 2015, um ano “de fundo do poço” para a economia em geral. Depois de cair bruscamente no ano passado, a TMC estima que neste ano irá crescer cerca de 12%, fechando mais de 500 mil transações em viagens de seus clientes.

Jhonatan Soares
Humberto Batista, Fernando Slomp e Peterson Prado, da Avipam
Humberto Batista, Fernando Slomp e Peterson Prado, da Avipam

A empresa recebeu o Portal PANROTAS em sua sede, que passa por um momento comemorativo. A Avipam completa amanhã (5) 69 anos de existência, e espera chegar aos 70 com ainda mais motivos para celebrar: “Estamos vendo uma retomada da economia, as empresas cautelosas, mas investindo mais. No ano que vem, acho que poderemos crescer 25% sobre 2016, que já terá uma base de comparação melhor que a do ano passado”, prevê o presidente da TMC, Fernando Slomp.

Essa alta, segundo ele, deve ocorrer tanto pela subida dos preços médios quanto por novos contratos fechados recentemente pela agência, que conta agora com mais de 460 clientes ativos. “Fechamos bons contratos nos últimos meses, e a alta nas tarifas de aviação deverá contribuir para o crescimento mais acentuado em valor”, disse.

Outro recurso da TMC vem sendo a segmentação de sua carteira de clientes. “Hoje, estamos explorando mais os nichos, e temos alguns clientes apenas de eventos. Essa área e a de tecnologia foram algumas que mais se destacaram recentemente”, lembrou o diretor de Operações, Peterson Prado. Por outro lado, as viagens de incentivo caíram vertiginosamente, segundo ele.

PÓS-PARCERIA
A Avipam afirma também não ter sentido nenhum baque após o encerramento de sua joint-venture com a BCD Travel, há dois anos. Depois de oito anos atuando juntas, a separação – “tranquila", segundo Slomp – manteve uma participação da empresa brasileira nas ações da BCD Travel Brasil, além de um acordo para as empresas atuarem em segmentos diferentes.

Jhonatan Soares
A equipe da Avipam: contratações e abertura de novo espaço na sede paulistana em 2017
A equipe da Avipam: contratações e abertura de novo espaço na sede paulistana em 2017

“Não houve grande impacto porque as operações já eram bem distintas. A BCD ficava com os contratos globais, e nós com os locais, e hoje atuamos de forma semelhante, mas separados. Havia um business plan para a separação e ele foi seguido”, conta o presidente da Avipam.

Se, na época a separação significou a saída de alguns colaboradores da sede da empresa, na Avenida Paulista, hoje, o quadro é de crescimento, segundo o diretor de RH, TI e financeiro, Humberto Batista. “Com a abertura de novas contas, estamos também contratando novos funcionários, e aumentando nossa sede”. Ao longo do primeiro semestre do ano que vem, a Avipam ocupará mais um andar, além do atual, no prédio de sua sede paulistana, onde tem cerca de 245 funcionários. A empresa também tem uma sede no Rio de Janeiro.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias