Movida

Leonardo Ramos   |   09/11/2017 11:53

Tap aumenta taxas de bagagem e reserva de assentos

Taxas serão aplicadas por zona, e voos de longo curso para Brasil e outros países terão taxas mais altas, de 65 euros para quem optar por assentos com mais espaço para as pernas, os Extra Legroom

Divulgação
A Tap aumentou o valor cobrado para reservar assentos em seus voos, na função chamada chargeable seats, lançada em 2016, além dos valores para despacho de bagagens. Segundo o Presstur, a primeira diferença é que as classes de tarifas passaram de apenas duas (voos europeus e intercontinentais) para cinco categorias, cada uma com um valor diferente.

As categorias serão delimitadas, segundo a aérea portuguesa, de acordo com a zona geográfica do voo, “considerando rotas e distâncias para os três tipos de assento, Standard Seat (assentos padrão), Preferred Seat (primeiras fileiras) e Extra Legroom Seat (um tipo de econômica premium, com espaço extra para as pernas)”.

As divisões se darão da seguinte maneira: para voos dentro da Europa, a Tap definiu três zonas, sendo a Zona 1, para Portugal, Espanha e Marrocos; a Zona 2 para Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo), Suíça, Alemanha, França, Reino Unido e Itália; e a Zona 3 em voos para Áustria, República Checa, Dinamarca, Finlândia, Hungria, Noruega, Polónia, Roménia, Rússia e Suécia.

Para trajetos intercontinentais, serão duas zonas, sendo a Zona 4 chamada “Médio Curso de África”, e inclui voos para Abidjan (ABJ), Gana (ACC), Dakar (DKR), Boavista (BVC), Sal (SID), Cidade da Praia (RAI), São Vicente (VXE), Guiné Bissau (OXB), Lomé (LFW) e São Tomé (TMS). Por fim, a Zona 5 inclui todos os voos intercontinentais restantes; ou seja, inclindo voos para o Brasil, Estados Unidos, Canadá e Venezuela, além de ainda dois países africanos, Angola e Moçambique.

Veja abaixo os preços que serão cobrados em cada zona e tipo de assento:


PadrãoPrimeiras FileirasExtra Legroom
Zona 112 euros20 euros20 euros
Zona 214 euros25 euros25 euros
Zona 316 euros28 euros28 euros
Zona 4
20 euros30 euros30 euros
Zona 5 (inclui Brasil)
30 euros40 euros65 euros

O preço mais elevado fica para assentos Extra Legroom para voos de longas distância e intercontinentais, a Zona 5, que inclui o Brasil; a taxa neste caso será de 65 euros.

Os lugares estão disponíveis para reserva e podem ser bloqueados até a abertura do check-in do voo. Já quando forem abertos, os espaços serão liberados e poderão ser reservados gratuitamente por todos os passageiros.

A ferramenta está disponível em quase todos os voos da aérea, com exceção da ponte aérea Lisboa-Porto. Além disso, algumas agências de viagens poderão vender o serviço diretamente para o passageiro, juntamente com as passagens.

BAGAGENS TAMBÉM SOBEM
Além do bloqueio de assentos, a cobrança pelas bagagens despachadas também foram alteradas pela Tap. Seguindo o mesmo modelo, os valores serão cobrados com preços diferenciados específicos para as mesmas cinco zonas, três dentro da Europa e duas intercontinentais, unificando as duas taxas em um só padrão.

A companhia lembra ainda que numa situação em que 2 zonas diferentes estão envolvidas, ou seja, se você voa de um destino na Zona 3 para um aeroporto na Zona 2, a taxa cobrada será a mais elevada, no caso, da Zona 3.

Os preços variam, também, se o despacho for reservado anteriormente ao voo ou durante o check-in, quando o valor aumenta; se for uma bagagem adicional, ou seja, um segundo pertence, o preço também é mais elevado. Por fim, a taxa mais alta será cobrada se alguém precisar despachar na chegada ao portão de embarque.

Confira abaixo os preços:


1ª bagagem até 23 kg
(pré-compra)
1ª bagagem até 23 kg
(no check-in)
2ª bagagem até 23 kg
(pré-compra)
2ª bagagem até 23 kg
(no check-in)
Compra na porta de embarque
Zona 120 euros35 euros45 euros55 euros70 euros
Zona 225 euros40 euros50 euros60 euros70 euros
Zona 330 euros45 euros55 euros65 euros70 euros
Zona 4
60 euros70 euros60 euros70 euros90 euros
Zona 5 (inclui Brasil)
65 euros75 euros65 euros75 euros90 euros

As taxas serão cobradas para quem comprar passagens da tarifa mais econômica da aérea, a chamada Discount, que não inclui no valor nenhuma bagagem despachada. Segundo a Presstur, a aérea lembra ainda que comprar uma passagem da categoria Basic, uma acima da Discount e que inclui uma bagagem despachada, sai mais barato do que precisar pagar pelo despacho de um pertence posteriormente; se optar pela categoria Basic, ainda pode comprar o direito de bagagens adicionais pelos mesmos preços acima.


*Fonte: Presstur

conteúdo original: http://bit.ly/2AwuwJ8

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias