Ana Luiza Tieghi   |   13/03/2017 11:40

Brasil precisa aprovar reformas para crescer, diz economista

A jornalista especialista em economia e política Joice Hasselmann entrevistou o economista-chefe do Banco Safra, Carlos Kawall, no palco do Fórum PANROTAS.

Emerson Souza
Joice Hasselmann e Carlos Kawall participam do Fórum PANROTAS
Joice Hasselmann e Carlos Kawall participam do Fórum PANROTAS

A jornalista especialista em economia e política Joice Hasselmann entrevistou o economista-chefe do Banco Safra, Carlos Kawall, no palco do Fórum PANROTAS.

Perguntado pela jornalista sobre qual reforma proposta pelo governo seria a principal, Kawall afirmou que a tanto a reforma da previdência quanto a trabalhista são essenciais para a retomada do crescimento do Brasil.

“Se conseguirmos avançar nessas reformas, será o melhor ano em muitos”, afirmou.

Joice abordou também a dificuldade em se aprovar a reforma da previdência e que há muitas críticas sobre a disparidade entre as regras para o setor público e privado. Segundo Kawall, não será possível aprovar uma reforma ideal, mas é preciso que alguma reforma seja aprovada, visto que a situação da previdência brasileira é “insustentável”.

O economista afirmou ainda que a taxa Selic cairá com o impacto das reformas propostas pelo governo. “Ao colocar o gasto público sob controle, podemos diminuir o juro”.

Segundo ele, é preciso resolver a carga tributária, desburocratizar o País e avançar na agenda de privatizações. Se tudo isso for feito, vamos melhorar os índices econômicos, ter queda na taxa de desemprego e ver a economia crescer com mais força a partir de 2018.

A próxima corrida eleitoral, porém, preocupa o economista. É preciso que haja a vitória de um candidato comprometido com essa agencia de reformas e de privatizações, para garantir que o Brasil será recolocado nos trilhos de um crescimento sustentável.

SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2017 ocorre entre 13 e 14 de março, no Grand Hyatt São Paulo, e é uma realização da PANROTAS Editora. O evento tem a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio Accor Hotels, Air France-KLM, Bahiatursa, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, Cep Transportes, CVC, Delta Air Lines, Elo, Esferatur, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, GJP Hotels & Resorts, Grand Hyatt São Paulo e Rio de Janeiro, Grupo Trend, GTA - Global Travel Assistance, HRS - Hotel Global Solutions, Localiza, México, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio Galeão, Sabre, Sebrae, Tap Portugal, Tes Cenografia, Vice Versa Interpretação e Visit Orlando. Mais informações no www.panrotas.com.br/forum.

Tópicos relacionados