Fernanda Cordeiro   |   13/06/2016 09:05

Veja dicas sobre como trabalhar em família sem brigar

O ideal é sempre colocar o que for mais vantajoso para a empresa em primeiro lugar


Shutterstock

Imagine que toda a pressão de um dia de trabalho venha de uma das pessoas que você mais ama? Situações como essa podem ser facilmente encontradas em empresas de estrutura familiar.

Além dessa tensão que, querendo ou não, pode se instalar um dia em qualquer empresa, quando ela é oriunda da família, acaba agravando a situação, já que aspectos sentimentais podem florescer. Momentos como esse podem ter um potencial destrutivo nas relações entre familiares e podem fazer com que a empresa afunde junto.

O ideal é que a relação dos familiares com a empresa não parta do princípio de que o negócio familiar está lá para ser a família. Quando o que deve ocorrer é justamente ao contrário: os integrantes dessa família é que prestam serviço à empresa e, com isso, são beneficiados.

Shutterstock

ILUSÃO
Muitos especialistas classificam como ilusão acreditar que é possível agir com bom senso em toda e qualquer situação. Isso independentemente de a empresa ser familiar ou não. O ideal é profissionalizar a empresa e sua administração. Além disso, todos precisam se entender e não levar discordâncias do âmbito profissional para o pessoal. É preciso sempre pensar, durante o expediente, no que é melhor para o negócio, e não para a família.

Fora isso, os sócios familiares precisam implantar e criar um acordo que represente os interesses da maioria, tanto dos familiares quanto dos outros funcionários que trabalham na empresa. Agindo dessa maneira é possível evitar a proteção de interesses pessoas, privilegiando sempre os desejos da empresa.

Por mais básico que soe, especialistas garantem que a melhor forma de conseguir gerir a empresa e a relação familiar em conjunto é a conversa entre todos os gestores. Além de saber separar o profissional do pessoal, para garantir que nada interfira na relação familiar e impeça a ascensão da empresa no âmbito profissional.


*Fonte: Exame

Tópicos relacionados