MERCADO

PANROTAS e Sebrae lançam Camp de Inovação; saiba


Marcelo Bento (Azul), Gisele Abrahão (GVA), Heloisa Prass (PANROTAS), Débora Zanovelli (Sabre), Grazielle Villela (Sebrae Nacional), Luciano Macagno (Delta Air Lines), Artur Luiz Andrade (PANROTAS), Rui ALves (Flytour Gapnet), Rubens Schwartzmann (Abracorp/Costa Brava), Alexandre Cordeiro (Trend), Alexandre Camargo (Assist Card), Leandro Queiroz (Escola de Negócios Sebrae-SP), Philippe Figueiredo (Sebrae Nacional), Fernão Loureiro (Philips) e Heber Garrido (Transamérica) definiram os desafios para o Camp de Inovação no Turismo
Marcelo Bento (Azul), Gisele Abrahão (GVA), Heloisa Prass (PANROTAS), Débora Zanovelli (Sabre), Grazielle Villela (Sebrae Nacional), Luciano Macagno (Delta Air Lines), Artur Luiz Andrade (PANROTAS), Rui ALves (Flytour Gapnet), Rubens Schwartzmann (Abracorp/Costa Brava), Alexandre Cordeiro (Trend), Alexandre Camargo (Assist Card), Leandro Queiroz (Escola de Negócios Sebrae-SP), Philippe Figueiredo (Sebrae Nacional), Fernão Loureiro (Philips) e Heber Garrido (Transamérica) definiram os desafios para o Camp de Inovação no Turismo

A PANROTAS, com apoio técnico do Sebrae, realizará, em novembro, em São Paulo, o primeiro Camp de Inovação no Turismo, uma competição entre empreendedores e desenvolvedores, com foco na geração de novos modelos de negócios para a indústria do Turismo. “Trata-se de uma evolução da competição lançada no começo do ano e que levou 15 startups para o Fórum PANROTAS, em março. A receptividade dos empresários de Turismo e das startups foi muito boa e diversos profissionais queriam uma continuidade, com viés em soluções práticas para aflições de mercado”, explica o CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta. Com a parceria com o Sebrae, o Camp de Inovação buscará essas soluções, com inovação e viabilidade comercial, para aumentar a competitividade de um ou mais elos do segmento no Brasil.

No começo do mês, o Sebrae e a PANROTAS reuniram 12 profissionais de Viagens e Turismo, de diversos setores, para a definição dos desafios a serem apresentados aos participantes do camp. Foram levantadas questões que nortearão a competição. Luciano Macagno, da Delta Air Lines, Rubens Schwartzmann, da Abracorp e Costa Brava (e também blogueiro PANROTAS), Fernão Loureiro, da Philips e blogueiro PANROTAS, Heber Garrido, da Transamérica, Gisele Abrahão, da GVA, Marcelo Bento, da Azul Linhas Aéreas, Alexandre Camargo, da Assist Card e blogueiro PANROTAS, Rui Alves, da Flytour Gapnet, Débora Zanovelli, do Sabre, e Alexandre Cordeiro, da Trend Tech, se reuniram na Escola de Negócios do Sebrae e se engajaram no debate que definiu os desafios.

Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, no Maksoud Plaza, em São Paulo, cada um dos grupos inscritos na competição contará com mentores e capacitadores disponíveis para orientação dos projetos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui. Durante a competição, haverá momentos para troca de ideias com representantes da indústria e do ecossistema de startups, no intuito de apoiar no desenvolvimento das soluções propostas. O Sebrae tem uma unidade só para cuidar do apoio e consultoria a startups e conta com 1,2 mil empresas cadastradas em todo o Brasil, nas mais diversas áreas.

O Sebrae realiza eventos desse tipo, como maratonas técnicas de estímulo ao empreendedorismo, em vários segmentos e no Turismo escolheu a parceria da PANROTAS. Já no Fórum PANROTAS 2016 o órgão apoiou o projeto com as startups.

Para esta primeira edição do Camp de Inovação no Turismo serão avaliadas duas categorias: Startups (a partir de empresas já existentes) e Ideias(vindas de profissionais do Turismo, tecnologia ou outras áreas).
São dois os desafios propostos. O primeiro tem como linha mestra Como renovar o papel do Agente/Agência de Viagens na cadeia do Turismo? O segundo é Como tornar os destinos turísticos brasileiros inteligentes?

No último dia do evento os participantes deverão apresentar um projeto que solucione um ou mais problemas relacionados a esses desafios a uma banca de juízes composta por representantes da indústria de Viagens e Turismo, bem como do mundo das startups. Cada desafio foi subdividido em categorias, para facilitar a criação dos desenvolvedores. Por exemplo, no primeiro desafio a inserção das agências de forma competitiva no mundo digital e a questão da capacitação e relevância no mercado atual, que é multicanal, multitela e repleto de desafios aos profissionais da indústria.

No caso dos destinos, os desafios incluem a experiência do usuário (da pesquisa à visita), sustentabilidade, entre outros itens.



PREMIAÇÃO
Os três melhores projetos de startups e os dois melhores projetos de ideias, avaliados pela banca de jurados, serão premiados. Os critérios estabelecidos serão, dentre outros, inovação, validação, modelo de negócios e apresentação, para as ideias, e inovação, potencial de mercado, pitch e equipe, para as startups.

Os prêmios incluem passagens aéreas nacionais, inscrições para o Fórum PANROTAS 2017, apresentação no Fórum PANROTAS 2017 (para os dois primeiros lugares) e cursos on-line na ComSchool.

As inscrições vão até 31 de outubro. Confira o regulamento e inscreva-se em: eventos.panrotas.com.br/camp.

O Camp de Inovação no Turismo é uma iniciativa da PANROTAS e do Sebrae, com apoio do Maksoud Plaza, e organização da Imaginadora.

Emerson Souza
Artur Luiz Andrade, chief communication officer da PANROTAS, Philippe Figueiredo, coordenador de Startups do Sebrae Nacional, Grazielle Villela, coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Heloisa Prass, chief events officer da PANROTAS, e Leandro Queiroz, da Escola de Negócios do Sebrae-SP, onde ocorreu a primeira fase do camp
Artur Luiz Andrade, chief communication officer da PANROTAS, Philippe Figueiredo, coordenador de Startups do Sebrae Nacional, Grazielle Villela, coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Heloisa Prass, chief events officer da PANROTAS, e Leandro Queiroz, da Escola de Negócios do Sebrae-SP, onde ocorreu a primeira fase do camp

Veja fotos do encontro para criação dos desafios no álbum abaixo.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA