Da Redação   |   21/12/2023 15:06
Atualizada em 21/12/2023 15:24

Como a Geração Z consome (e decide) viagens de luxo

Nolia e Carla Palermo, da NovaSafari, participaram de evento da ILTM e PANROTAS


PANROTAS / Marluce Balbino
José Guilherme Alcorta, da PANROTAS, com Nolia Palermo, da NovaSafari
José Guilherme Alcorta, da PANROTAS, com Nolia Palermo, da NovaSafari

O último encontro do ano em parceria da PANROTAS com a International Luxury Travel Market (ILTM) reuniu no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, em 20 de dezembro, agências e fornecedores do mercado de Viagens de luxo. O encontro marcou o lançamento no Brasil da terceira edição do Annual Luxury Travel Report 23/24, da ILTM e PANROTAS.

O editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, mostrou um recorte das tendências apresentadas nas reportagens e dos dados de pesquisas publicadas no anuário. O consultor Carlos Ferreirinha, especialista em mercado de luxo, fez uma palestra com muitos insights inspiradores para 2024.

PANROTAS / Marluce Balbino
Carla e Nolia Palermo, com Carla Lencastre
Carla e Nolia Palermo, com Carla Lencastre

Carla e Nolia Palermo, da NovaSafari Tours, falaram sobre Geração Z e viagens multigeracionais. A conversa foi mediada pela jornalista Carla Lencastre, que escreveu sobre o mercado de luxo no Anuário ILTM & PANROTAS.

As consultoras de viagem enfatizaram como a nova geração é diversa, o que permite diferentes abordagens e variada oferta de produtos. Mas um ponto é fundamental: autenticidade. Seja em viagem para lugar da moda, “onde todos os jet-setters estão”, ou para destino remoto. Redes sociais também são importantes para a Geração Z, afinal estamos falando de nativos digitais. Mas, às vezes, apenas como fonte de pesquisa, e não para postar.

Outra característica forte é o planejamento. As gerações mais jovens gostam de sair com tudo marcado, não apenas hotéis, mas também restaurantes e eventos. Não dá para arriscar não jantar no restaurante dos sonhos ou não estar no melhor lugar no show esperado.

PANROTAS / Marluce Balbino
Carla Palermo
Carla Palermo

“As gerações anteriores eram mais aventureiras”, disse Carla Palermo. “Muitas vezes tinham um roteiro em mente e iam reservando a hospedagem pelo caminho. Hoje os jovens sabem exatamente para onde querem ir, onde vão ficar e em quais restaurantes vão comer. É uma geração menos aberta ao inesperado e à improvisação. Já viram muitos posts sobre os destinos escolhidos e não querem correr o risco de não conseguir reserva em determinado restaurante”.

A Geração Z brasileira pode ser menos espontânea que seus pais, mas ambos têm um ponto em comum: todos adoram ser mimados e surpreendidos.

“Os jovens chegam na agência sabendo exatamente o que querem fazer”, enfatizou Nolia Palermo. “Mas é essencial encaixar surpresas no roteiro de acordo com o perfil de cada um”.

Carla Palermo

Nas viagens multigeracionais, é a Geração Z que decide:

“É cada vez mais comum os mais jovens escolherem não apenas o destino, como também a hospedagem e os programas”, complementou Carla. “A nova geração é conectada e bem-informada. Os jovens sabem onde influenciadores e celebridades mundiais vivem, os lugares que frequentam, as marcas que consomem. E querem se sentir parte do grupo que reconhecem como referência, ter acesso às experiências mais desejadas”.

Quando o tema é sustentabilidade, vale o que destacou Carlos Ferreirinha em sua apresentação: “o mercado é que tem que acelerar o desenvolvimento sustentável”.

“Ainda temos um longo caminho a percorrer na preocupação com o impacto ambiental e social das viagens”, reforçou Carla. “Uma parcela pequena toma decisões objetivas em função da sustentabilidade. Mas estou sempre ressaltando os aspectos sustentáveis de cada produto”.

PANROTAS / Marluce Balbino
Carla e Nolia Palermo, com Carla Lencastre
Carla e Nolia Palermo, com Carla Lencastre

Carla Lencastre, para o Portal PANROTAS

Tópicos relacionados