Artur Luiz Andrade   |   20/12/2023 18:13
Atualizada em 20/12/2023 18:22

Leia o Anuário de Viagens de Luxo da ILTM e PANROTAS

Terceira edição da publicação traz as tendências do setor e preferências do viajante de luxo

PANROTAS / Marluce Balbino
Times da PANROTAS (Ricardo Sidaras, José Guilherme Alcorta e Artur Luiz Andrade) e da ILTM (Michel, Sergio, Amanda, Larissa, Ivna, Thais, Marcela, Patricia, Paula, Daniel, Larissa, Sarah, Daniela e Simon Mayle), no Fairmont Rio
Times da PANROTAS (Ricardo Sidaras, José Guilherme Alcorta e Artur Luiz Andrade) e da ILTM (Michel, Sergio, Amanda, Larissa, Ivna, Thais, Marcela, Patricia, Paula, Daniel, Larissa, Sarah, Daniela e Simon Mayle), no Fairmont Rio

A International Luxury Travel Market Latin America (ILTM) e a PANROTAS lançaram oficialmente, em evento no Fairmont Rio, o Anuário de Viagens de Luxo 2024. A publicação chega à sua terceira edição como um dos principais guias de tendências do Turismo de luxo no mundo todo, com ênfase na região latino-americana, e mostra um novo turista de alto padrão, mais jovem, ainda mais preocupado com sustentabilidade, menos influenciado pelas redes sociais e menos aventureiro.

O mercado global do Turismo de alto padrão deve crescer 28,3% entre 2021 e 2025. A região latino-americana sozinha crescerá 26%. A terceira edição da pesquisa B2C "As viagens de luxo no Brasil", realizada pelo TRVL Lab em parceria com a ILTM, destaca que este turista tem entre 25 e 49 anos e uma renda familiar entre R$20 mil e R$50 mil. Embora a renda seja semelhante à de 2022, os turistas do segmento estão mais dispostos a pagar mais por experiências de luxo. 79,64% dos participantes disseram que têm orçamentos maiores para as viagens. Millennials (de 30 a 39 anos) representam quase metade do mercado, com 48,2%, enquanto a Geração Z mostra ao que veio e já ocupa uma fatia significativa de 28%.

O Brasil segue como um mercado atrativo e com novidades para esse tipo de viajante, porém, a concorrência global e a relativa estabilidade do dólar em comparação a alguns anos atrás podem influenciar as escolhas por viagens internacionais. “O Turismo de luxo no Brasil amadureceu e se expandiu nos últimos anos inclusive para regiões fora do eixo Rio-São Paulo, como Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais, a região do Pantanal, entre outras. Esse turista que valoriza a sustentabilidade e a diversidade natural e cultural tem encontrado cada vez mais produtos pensados para ele no país. A maturidade do mercado brasileiro de luxo tem sido reconhecida e recomendada mundo afora. O Brasil sempre foi um destino encantador para os estrangeiros e agora os brasileiros também estão aproveitando melhor as opções locais. destaca Simon Mayle, Diretor da ILTM Latin America.

Para o editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, o Brasil tem sim tudo para atender esse viajante de luxo multigeracional, mas precisa ter produtos mais diversificados e focados em experiências em sua prateleira. "A consistência do serviço em todas as etapas da viagem, as experiência que fazem do Brasil um país autêntico e original, e a segurança são fatores que precisam ser priorizados, para que o Brasil genuíno atraia mais brasileiros de alta renda e também os estrangeiros do luxo."

Mais jovens e menos influenciados


Algumas tendências apontadas anteriormente como viagens mais sustentáveis seguem em alta e agora integram uma nova onda de "blended travel", viagens que unem diferentes objetivos como prestigiar shows ou eventos esportivos combinados com destinos de natureza, por exemplo. As experiências gastronômicas são um dos pontos altos das viagens de luxo que priorizam desde restaurantes estrelados até pequenos bistrôs de culinária local que privilegie pequenos produtores e receitas familiares.

PANROTAS / Marluce Balbino
Time ILTM: Michel, Sergio, Amanda, Larissa, Ivna, Thais, Marcela, Patricia, Paula, Daniel, Larissa, Sarah, Daniela e Simon Mayle
Time ILTM: Michel, Sergio, Amanda, Larissa, Ivna, Thais, Marcela, Patricia, Paula, Daniel, Larissa, Sarah, Daniela e Simon Mayle

O high-low, ou hi-lo, conceito oriundo da moda em que combinam-se peças de grife com itens básicos, chegou ao turismo de luxo com a geração Z. Entre as escolhas que moldam este tipo de viagem, os hóteis boutique e cruzeiros de expedição são preferidos, e seguem em busca das experiências locais genuínas e de uma boa dose de informalidade. Esse público vem chamando atenção do mercado porque mesmo os mais jovens que ainda não viajam sozinhos têm um grande poder de influência sobre os pais. As viagens multigeracionais seguem em alta, mas com muito mais participação e escolhas das novas gerações.

Nativos das redes sociais, os turistas jovens de alto padrão entendem como funciona o mundo dos influencers e estes começam a perder espaço de influência entre esse público, que sabe que muitas opiniões são resultados de permutas ou pagamento como publicidade. Os turistas de luxo de todas as gerações seguem priorizando ajuda profissional para planejar e executar suas viagens. Segundo dados da Virtuoso, 60% dos turistas planeja utilizar consultores de viagens para reservar metade ou mais de suas férias. Além disso, é dos consultores de viagens que vêm as ideias mais assertivas, já que 46% consideram que os influencers das redes sociais não inspiram suas decisões de viagens.

Brasil e América Latina em alta


Segundo a ILTM, o advento das guerras nos últimos anos redirecionou os olhares dos turistas de modo geral. O Oriente Médio, por exemplo, que vinha ganhando cada vez mais rotas de cruzeiros em embarcações pequenas e médias, teve grande parte das jornadas canceladas. Com isso, o Brasil e a América Latina como um todo seguem a menina dos olhos dos turistas de alto padrão que encontram na região um alto número de novas opções. O Brasil tem voltado a atrair muitos turistas estrangeiros, principalmente para os destinos clássicos desse grupos, como o Rio de Janeiro e a Amazônia.

Embora o país ainda tenha um longo caminho para aproveitar todo o potencial do turismo estrangeiro, o Brasil vem trabalhando para se promover internacionalmente. A Embratur estreou em 2023 na ILTM Cannes em parceria com a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA). Na ILTM North America, o Brasil esteve presente com os hotéis Belmond Copacabana Palace e Belmond Cataratas (em Foz do Iguaçu, Paraná), Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, Unique (em São Paulo) e Pousada do Sandi (em Paraty, litoral do Estado do Rio, em parceria com a operadora e DMC Compass Brazil), além do Visit Rio/Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB).

Leia abaixo o ILTM & PANROTAS Luxury Travel Report 2023/2024 - Brazil and Latin America:



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