Artur Luiz Andrade   |   05/12/2023 10:13
Atualizada em 05/12/2023 10:15

Anuário de Viagens de Luxo: saiba como viajam os brasileiros de alta renda

Parceria entre a ILTM e a PANROTAS chega à terceira edição, com pesquisas, dados e análises exclusivos

A terceira edição do ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report – Brazil and Latam 2023/2024 já está disponível para leitura no Portal PANROTAS. Ele será também distribuído na ILTM Cannes, na França, e no dia 20 de dezembro, em evento exclusivo PANROTAS e ILTM no Fairmont Rio de Janeiro. Você também pode ler o anuário no final dessa reportagem.

A parceria entre a ILTM, referência e promotora dos maiores eventos de Viagens de Luxo do mundo, e a PANROTAS, empresa líder na comunicação e eventos para profissionais de Turismo, para a realização do anuário, conta com parceiros como a FecomercioSP, para a análise econômica do público de luxo brasileiro, Ladevi, para a visão da América Latina, e TRVL LAB, que traz duas pesquisas exclusivas: uma com viajantes de luxo, patrocinada pela WorldHotels, e outra com as agências de viagens de luxo e fornecedores, que este ano teve apoio do TTW Group.

“De forma bastante resumida, o viajante médio brasileiro (não o de luxo) tem idade entre 30 a 49 anos, com renda familiar mensal variando entre R$ 4 mil e R$ 10 mil por mês, faz de 2 a 3 viagens nacionais por ano e nenhuma viagem internacional.

Mas, e o viajante de alto padrão? Quão diferente ele é do perfil tipo e quais são seus hábitos e comportamentos em viagens consideradas de luxo?”, pergunta Carolina Sass de Haro, diretora da Mapie e do TRVL LAB.

Os viajantes de alto padrão brasileiros estão concentrados na região Sudeste, tem entre 25 a 49 anos de idade e 76,35% possuem renda familiar entre R$ 20 mil e R$ 50 mil. O que muda significativamente em relação ao perfil do viajante médio é a quantidade de viagens e o tempo de permanência. As nacionais dobram para 6 ao ano com estada média de 5 a 7 dias. Já as internacionais somam quase 3 com permanência de 11 a 15 dias.”

VIAJANTE MÉDIO BRASILEIRO

  • Idade: 30 a 49 anos
  • Viagens nacionais por ano: 2 a 3
  • Viagens internacionais por ano: 0

VIAJANTE MÉDIO DE LUXO BRASILEIRO

  • Idade: 25 a 49 anos
  • Viagens nacionais por ano: 6
  • Viagens internacionais por ano: 3
PANROTAS / Emerson Souza
Carolina Sass de Haro, da Mapie e TRVL LAB
Carolina Sass de Haro, da Mapie e TRVL LAB

Quais destinos

100% destes viajantes de luxo pretendem fazer viagens nos próximos 12 meses. O Nordeste sempre aparece como a região preferida, com destaque para Fernando de Noronha (PE). Nos Top 10 destinos nacionais, fora do eixo nordestino aparecem Gramado, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para as viagens ao Exterior os Estados Unidos despontam na primeira posição, seguidos pela Europa, especialmente Portugal, Itália e França. “

É interessante observar que desde a primeira edição da pesquisa em 2021, o orçamento dedicado às viagens vem crescendo. Como visto em outra pesquisa do TRVL Lab, viajar já é uma prioridade para os brasileiros e 24% preferem gastar com viagens a bens materiais”, continua Carolina de Haro.

A pesquisa B2C destrincha todos os hábitos desse viajante e apenas um dos destaques do anuário, que traz ainda a visão das agências de viagens de luxo, as tendências do segmento no Brasil e globalmente, a influência e os hábitos do viajante de luxo da geração Z e muitos insights de experts entrevistados por nossos repórteres.

A terceira edição do Anuário de Viagens Luxo ILTM & PANROTAS está sendo lançada na ILTM Cannes, com a presença dos diretores da ILTM, Simon Mayle, e da PANROTAS, José Guilherme Alcorta.

“Com a terceira edição do Anuário de Luxo que fazemos em parceria com a ILTM, já temos uma série histórica de dados inéditos sobre o setor, com o hábito do viajante de luxo sendo esmiuçado em todas as etapas da viagem. Nesta edição, vemos a migração de boa parte das viagens para o internacional, a força da geração Z, que especialmente no luxo já tem share considerável, e diversas tendências que vimos nascer ainda na pandemia sendo concretizadas, mas convivendo com vários tipos de viagens de luxo. A opinião dos especialistas entrevistados muitas vezes é conflitante, o que mostra essa diversidade e complexidade do segmento e como a indústria de Viagens e Turismo precisa estar preparada para o que vem por aí, ano a ano. O Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS é mais uma contribuição das duas empresas e suas lideranças para que todos se planejem melhor e saibam o que querem os viajantes”, diz o editor-chefe e CCO da PANROTAS, Artur Luiz Andrade.

“O viajante de luxo é mais frequente, ele entende as viagens como parte relevante do seu estilo de vida e as consideram como uma prioridade, inclusive na alocação de orçamento. Estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços considerados de luxo e esperam encontrar conforto, qualidade na prestação de serviços, experiências desenhadas sob medida e muita facilidade e comodidade. Desta forma, fornecedores atentos podem se qualificar constantemente visando atender a um público com mais disposição para gastar e aproveitar”, finaliza Carolina Sass de Haro, que traz muito mais análises na edição do anuário.

Seção exclusiva

Com o lançamento da terceira edição do Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS, o Portal PANROTAS está lançando uma seção na sua home, dedicada ao segmento de Viagens de Luxo. Acesse para saber das mais recentes novidades e eventos, como a cobertura da ILTM Cannes, e mande suas sugestões para redacao@panrotas.com.br

Leia abaixo a edição completa e acesse a pesquisa do TRVL LAB em trvl.com.br.



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18743 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.