Artur Luiz Andrade   |   05/12/2023 10:13
Atualizada em 05/12/2023 10:15

Anuário de Viagens de Luxo: saiba como viajam os brasileiros de alta renda

Parceria entre a ILTM e a PANROTAS chega à terceira edição, com pesquisas, dados e análises exclusivos

A terceira edição do ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report – Brazil and Latam 2023/2024 já está disponível para leitura no Portal PANROTAS. Ele será também distribuído na ILTM Cannes, na França, e no dia 20 de dezembro, em evento exclusivo PANROTAS e ILTM no Fairmont Rio de Janeiro. Você também pode ler o anuário no final dessa reportagem.

A parceria entre a ILTM, referência e promotora dos maiores eventos de Viagens de Luxo do mundo, e a PANROTAS, empresa líder na comunicação e eventos para profissionais de Turismo, para a realização do anuário, conta com parceiros como a FecomercioSP, para a análise econômica do público de luxo brasileiro, Ladevi, para a visão da América Latina, e TRVL LAB, que traz duas pesquisas exclusivas: uma com viajantes de luxo, patrocinada pela WorldHotels, e outra com as agências de viagens de luxo e fornecedores, que este ano teve apoio do TTW Group.

“De forma bastante resumida, o viajante médio brasileiro (não o de luxo) tem idade entre 30 a 49 anos, com renda familiar mensal variando entre R$ 4 mil e R$ 10 mil por mês, faz de 2 a 3 viagens nacionais por ano e nenhuma viagem internacional.

Mas, e o viajante de alto padrão? Quão diferente ele é do perfil tipo e quais são seus hábitos e comportamentos em viagens consideradas de luxo?”, pergunta Carolina Sass de Haro, diretora da Mapie e do TRVL LAB.

Os viajantes de alto padrão brasileiros estão concentrados na região Sudeste, tem entre 25 a 49 anos de idade e 76,35% possuem renda familiar entre R$ 20 mil e R$ 50 mil. O que muda significativamente em relação ao perfil do viajante médio é a quantidade de viagens e o tempo de permanência. As nacionais dobram para 6 ao ano com estada média de 5 a 7 dias. Já as internacionais somam quase 3 com permanência de 11 a 15 dias.”

VIAJANTE MÉDIO BRASILEIRO

  • Idade: 30 a 49 anos
  • Viagens nacionais por ano: 2 a 3
  • Viagens internacionais por ano: 0

VIAJANTE MÉDIO DE LUXO BRASILEIRO

  • Idade: 25 a 49 anos
  • Viagens nacionais por ano: 6
  • Viagens internacionais por ano: 3
PANROTAS / Emerson Souza
Carolina Sass de Haro, da Mapie e TRVL LAB
Carolina Sass de Haro, da Mapie e TRVL LAB

Quais destinos

100% destes viajantes de luxo pretendem fazer viagens nos próximos 12 meses. O Nordeste sempre aparece como a região preferida, com destaque para Fernando de Noronha (PE). Nos Top 10 destinos nacionais, fora do eixo nordestino aparecem Gramado, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para as viagens ao Exterior os Estados Unidos despontam na primeira posição, seguidos pela Europa, especialmente Portugal, Itália e França. “

É interessante observar que desde a primeira edição da pesquisa em 2021, o orçamento dedicado às viagens vem crescendo. Como visto em outra pesquisa do TRVL Lab, viajar já é uma prioridade para os brasileiros e 24% preferem gastar com viagens a bens materiais”, continua Carolina de Haro.

A pesquisa B2C destrincha todos os hábitos desse viajante e apenas um dos destaques do anuário, que traz ainda a visão das agências de viagens de luxo, as tendências do segmento no Brasil e globalmente, a influência e os hábitos do viajante de luxo da geração Z e muitos insights de experts entrevistados por nossos repórteres.

A terceira edição do Anuário de Viagens Luxo ILTM & PANROTAS está sendo lançada na ILTM Cannes, com a presença dos diretores da ILTM, Simon Mayle, e da PANROTAS, José Guilherme Alcorta.

“Com a terceira edição do Anuário de Luxo que fazemos em parceria com a ILTM, já temos uma série histórica de dados inéditos sobre o setor, com o hábito do viajante de luxo sendo esmiuçado em todas as etapas da viagem. Nesta edição, vemos a migração de boa parte das viagens para o internacional, a força da geração Z, que especialmente no luxo já tem share considerável, e diversas tendências que vimos nascer ainda na pandemia sendo concretizadas, mas convivendo com vários tipos de viagens de luxo. A opinião dos especialistas entrevistados muitas vezes é conflitante, o que mostra essa diversidade e complexidade do segmento e como a indústria de Viagens e Turismo precisa estar preparada para o que vem por aí, ano a ano. O Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS é mais uma contribuição das duas empresas e suas lideranças para que todos se planejem melhor e saibam o que querem os viajantes”, diz o editor-chefe e CCO da PANROTAS, Artur Luiz Andrade.

“O viajante de luxo é mais frequente, ele entende as viagens como parte relevante do seu estilo de vida e as consideram como uma prioridade, inclusive na alocação de orçamento. Estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços considerados de luxo e esperam encontrar conforto, qualidade na prestação de serviços, experiências desenhadas sob medida e muita facilidade e comodidade. Desta forma, fornecedores atentos podem se qualificar constantemente visando atender a um público com mais disposição para gastar e aproveitar”, finaliza Carolina Sass de Haro, que traz muito mais análises na edição do anuário.

Seção exclusiva

Com o lançamento da terceira edição do Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS, o Portal PANROTAS está lançando uma seção na sua home, dedicada ao segmento de Viagens de Luxo. Acesse para saber das mais recentes novidades e eventos, como a cobertura da ILTM Cannes, e mande suas sugestões para redacao@panrotas.com.br

Leia abaixo a edição completa e acesse a pesquisa do TRVL LAB em trvl.com.br.



Tópicos relacionados