Bruno Hazov   |   09/01/2024 12:44

Salvador realiza investimentos projetando crescimento do Turismo em 2024

Cidade espera cerca de 3,2 milhões de turistas até março, que devem movimentar quase R$ 5 bilhões


Max Haack/Secult Salvador
Temporada de cruzeiros deve movimentar economia de Salvador em 2024
Temporada de cruzeiros deve movimentar economia de Salvador em 2024
A Prefeitura de Salvador está investindo em projetos que visam expandir a atividade econômica no setor turístico. Para o ano de 2024, a cidade de Salvador espera uma expansão de 80% no setor turístico, com previsão de receber cerca de 3,2 milhões de turistas até março, que devem movimentar quase R$ 5 bilhões na economia local.

Duas importantes iniciativas da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Secult), visam qualificar trabalhadores e empresários para atuar no segmento do Turismo: o Capacita e o Quali.

"Salvador foi uma das primeiras capitais a atrair o programa nacional e criar um plano de ação com o objetivo de implementar intervenções que têm como propósito a sustentabilidade ambiental, sociocultural e econômica da atividade turística, impulsionando a geração de emprego e renda. O Capacita é focado na qualificação tanto dos profissionais formais, quanto dos informais. Até esse ano, já certificamos 2.884 pessoas em cursos gratuitos voltados para as áreas de hospitalidade, manipulação de alimentos, trabalho em grupo e relacionamento interpessoal”

Iuri Mattos, diretor do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo

Enquanto o Capacita foca na mão de obra, o Quali oferece consultorias voltadas para empresas e empreendimentos turísticos que buscam modelos de gestão com base em normas nacionais e internacionais. O programa trata de temas como sustentabilidade em meios de hospedagem, boas práticas de fabricação de alimentos e gestão.

Reforço na limpeza e segurança

Para a temporada de verão 2024, a Prefeitura planeja uma força tarefa para expandir a limpeza urbana e segurança, mantendo as praias da capital limpas e sem roubos. “Sabemos que no verão o fluxo de pessoas tende a aumentar e por isso, intensificamos nossos serviços para assegurar aos baianos e turistas um ambiente limpo e agradável”, explica o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Cruzeiros

Outro segmento turístico de Salvador que deve apresentar ótimos resultados em 2024 é o de cruzeiros, que segundo a Clia deve ser o maior da história. Até maio de 2024 estão previstas 130 operações de cruzeiros em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro (BA), com a vinda de mais de 440 mil turistas, marca que supera todas as temporadas anteriores.

Tópicos relacionados