Bruno Hazov   |   06/02/2024 13:17
Atualizada em 06/02/2024 13:23

Aprovado PL que institui Política de Turismo do Estado de Roraima

PL prevê aumentar a atividade turística ampliando tempo de permanência e gastos dos turistas


Divulgação/Cia Eco
Monte Roraima é um exemplo do segmento de Ecoturismo, que cresceu 15% no Estado nos últimos dois anos
Monte Roraima é um exemplo do segmento de Ecoturismo, que cresceu 15% no Estado nos últimos dois anos

A Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (Ale-RR) aprovou o Projeto de Lei 291/2023 que institui a Política de Turismo do Estado de Roraima. PL de autoria do deputado estadual Marcos Jorge (Republicanos) prevê o fortalecimento da atividade turística no Estado.

A nova Política de Turismo de Roraima busca fomentar a atividade turística através da inovação, integração, estabelecimento de parcerias, democratização do acesso a estabelecimentos turísticos e regionalização do Turismo no Estado.

“É fundamental para que nós possamos desenvolver a economia do Turismo no Estado, políticas públicas bem definidas e que possam dar o direcionamento daquilo que o poder público estará fazendo para estruturar o Turismo e torná-lo cada vez mais forte”

Marcos Jorge, deputado estadual

O projeto busca ampliar os fluxos turísticos, a permanência dos visitantes em cidades históricas e o aumento do gasto médio dos turistas. O projeto também prevê ações que contribuam para a prática sustentável do Turismo, preservando as belezas naturais do Estado e promovendo o mais baixo impacto possível na natureza.

Uma das diretrizes do projeto é a criação do Sistema Estadual de Turismo que contribua para a regionalização do Turismo, fomentando a visitação em municípios menos conhecidos e criando novos atrativos como forma de aumentar a permanência do turista no Estado.

Turismo de Roraima apresentou crescimento nos últimos dois anos

Um relatório produzido pelo Governo do Estado de Roraima apontou para um crescimento na atividade turística em todo o Estado nos últimos dois anos. Conforme o relatório, na região turística do Extremo Norte de Roraima, que compreende os municípios de Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Bonfim e Normandia, nos últimos dois anos, houve aumento de 61% no volume de roteiros dos segmentos Ecoturismo e Etnoturismo.

Na região turística Roraima, a Savana Amazônica, que abrange os municípios de Alto Alegre, Boa Vista, Cantá, Iracema e Mucajaí, no mesmo período, houve crescimento de 15% no volume de roteiros nos segmentos Ecoturismo e Turismo de Lazer.

Ao sul do estado, na região turística Águas e Florestas da Linha do Equador, que engloba os municípios de Caracaraí, Rorainópolis, São Luiz, São João da Baliza e Caroebe, foi registrado um crescimento de 100% no volume de roteiros nos segmentos turísticos Aves e Pesca.

Tópicos relacionados