Rodrigo Vieira   |   13/06/2024 20:05
Atualizada em 13/06/2024 20:19

InvestAlagoas se torna nova vitrine para investidores; Turismo é destaque

Primeira edição do evento, realizada em São Paulo, apresenta as oportunidades do Estado a investidores


PANROTAS / Rodrigo Vieira
Paulo Dantas e Renan Filho, governador de Alagoas e ministro dos Transportes, respectivamente
Paulo Dantas e Renan Filho, governador de Alagoas e ministro dos Transportes, respectivamente

Investidores seletos, brasileiros e estrangeiros, se reúnem hoje em São Paulo para entender as oportunidades oferecidas por Alagoas. O evento InvestAlagoas, promovido pelo governo estadual, atrai interessados em vários setores, e claro que o Turismo, um dos motores da economia alagoana, não estaria de fora. É a primeira edição do encontro, que deve acontecer novamente em 2025.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas
Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas

Os convidados têm a oportunidade de encontrar o governador de Alagoas, Paulo Dantas, o ministro dos Transportes do Brasil, Renan Filho, a secretária Bárbara Braga (Turismo) e outras autoridades. A ideia do evento, lançado em 2024, é de mostrar o potencial deste Estado de maior PIB do Nordeste, que apresentou alta de 6,2% neste índice em 2023, enquanto a alta nacional foi de 2,9%.

"O governo está aqui para viabilizar a atividade econômica, tirar os obstáculos do caminho e pavimentá-lo para vocês investirem. Temos benefícios fiscais arrojados, já postos para a sociedade, mas cada caso é um caso e estamos sempre abertos a discutir de maneira personalizada. Por isso estamos obtendo esse êxito"

Paulo Dantas, governador de Alagoas

O setor de Turismo, que ganhou uma pasta exclusiva na gestão Dantas, sob o comando de Bárbara Braga, é o segundo setor de maior crescimento de Alagoas em 2023, atrás do extrativista. Segundo Dantas, seu governo sabe conciliar as belezas naturais com o desenvolvimento. "Resultado disso é ter nossas estradas classificadas como as melhores do País, ampliando nossa capacidade de escoamento e Turismo, que alcança resultados históricos na atração de visitantes e novos investidores", afirma o governador.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Ex-ministro do Turismo, Vinicius Lages preside o Sebrae-AL. No InvestAlagoas, ele elogiou o salto de qualidade dado pelo Estado por meio do setor de Turismo.
Ex-ministro do Turismo, Vinicius Lages preside o Sebrae-AL. No InvestAlagoas, ele elogiou o salto de qualidade dado pelo Estado por meio do setor de Turismo. "O Turismo é uma fonte de crescimento econômico sustentável e transversal, alcançando diversos setores da economia e camadas da sociedade"

Mais especificamente sobre Turismo, o governador alagoano diz que o litoral norte cresce a passos largos. "Neste momento, temos o maior aeroporto em construção no Brasil, o de Maragogi, que chega para facilitar a vida de quem quer conhecer um dos lugares mais lindos do mundo. Do outro lado, o litoral sul está bem perto de ganhar um novo resort, para gerar ainda mais empregos", afirma ele, se referindo ao Vila Galé Coruripe, que abrirá em Alagoas em 2025, por R$ 200 milhões.

Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas, fala do InvestAlagoas


PANROTAS / Rodrigo Vieira
Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas, e José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS
Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas, e José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS

Secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga destaca que a demanda turística cresce em ritmo acelerado e acima da média nacional no Estado, enquanto a oferta hoteleira, gastronômica e de serviços em geral se consolida de forma variada nas sete regiões (Sertão, Caminhos do São Francisco, Celeiro das Tradições, Quilombo, Costa dos Corais, Metropolitana e Lagoas e Mares do Sul).

"O InvestAlagoas demonstra a segurança jurídica, fiscal e tributária que cativa os investidores, não apenas para aplicar recursos, mas para continuar reinvestindo no Estado de Alagoas. Em 2023, alcançamos recordes no Turismo, especialmente em hospitalidade e alimentação. Fomos o segundo setor de maior crescimento no Estado, atrás da indústria extrativista"

Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas

"O Turismo é uma prioridade, tanto que a Secretaria de Turismo foi criada em janeiro de 2023 para reforçar seu papel como motor econômico e de transformação social", reitera Bárbara.

Claro que sempre há desafios, como aumentar a capilaridade do Turismo no Estado e melhorar a malha aérea, que ainda é nossa maior dificuldade. Ainda assim, conseguimos 45 voos extras semanais na alta temporada, que em breve terá os números recordes divulgados. Alagoas está vendo o Turismo como se deve: uma atividade econômica sustentável, focada em desenvolvimento comunitário e empregabilidade."

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas, entre Omar Maluf, da Fábrica de Entretenimento, e Fausto Franco, da Doblef Assessoria
Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas, entre Omar Maluf, da Fábrica de Entretenimento, e Fausto Franco, da Doblef Assessoria

A secretária, por fim, diz que está otimista com esse primeiro InvestAlagoas no sentido de atrair grandes investidores para fomentar os negócios na indústria. Segundo ela, o governo garante oferecer incentivo para combustível, aviação e transporte terrestre de turistas. Além disso, o Porto de Maceió passa por grandes obras de ampliação e modernização para aprofundamento do calado operacional e para áreas de recepção dos viajantes de cruzeiros, com zonas alfandegárias eficientes e confortáveis.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Paulo Dantas, governador de Alagoas, conversa com investidores no InvestAlagoas
Paulo Dantas, governador de Alagoas, conversa com investidores no InvestAlagoas

Dados do Turismo de Alagoas

  • Índice de crescimento no Brasil, em 2023, em relação a 2022: 11,5%.
  • Índice de crescimento em Alagoas no mesmo período: 16,3%, segundo dados da Fecomércio.
  • Em 2023: mais de 2,3 milhões de turistas chegaram por via aérea.
  • 10 mil estrangeiros – maior número dos últimos sete anos.
  • Em janeiro e fevereiro de 2024: 99% de crescimento, sobre o mesmo período de 2023, na quantidade de turistas de outros países que chegaram ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
  • A malha aérea disponível cresceu 16% no primeiro trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023.
  • A malha aérea disponível no Estado tem promoção institucional com operadoras turísticas de todo o País, com foco no mercado doméstico. Em 2024, aumentou em 11,5% o número de turistas vindos de outros Estados brasileiros para Maceió.

Hospedagem em Alagoas

  • Mais de 45 mil leitos em mais de 900 hotéis e pousadas.
  • 4 mil leitos a mais ainda em 2024.
  • 16 novos empreendimentos a serem entregues até 2025.


Navios em Alagoas

  • Recorde de chegadas na temporada 23/24: mais de 141 mil leitos aportando em Maceió, segundo dados da Cruise Lines International Association (CLIA).
  • Projeção de mais de 148 mil leitos na temporada 24/25 a bordo de 33 navios.

Fonte: Setur-AL

Tópicos relacionados