Bruno Hazov   |   11/10/2023 15:30

MTur inicia visitas técnicas em comunidades indígenas e quilombolas

Projeto Experiências do Brasil Original visa fomentar o Turismo de base comunitária no Brasil

Divulgação MTur
Segundo a última pesquisa do IBGE, mais de 1,3 milhões de brasileiros em 1696 municípios se identificam como Quilombolas
Segundo a última pesquisa do IBGE, mais de 1,3 milhões de brasileiros em 1696 municípios se identificam como Quilombolas

O Ministério do Turismo iniciou as visitas presenciais técnicas do projeto Experiências do Brasil Original. A primeira viagem foi para a Comunidade Indígena Raposa I, em Normandia, no Estado de Roraima. O projeto do MTur tem parceria com a Universidade Federal Fluminense.

Ao todo, serão quatro roteiros, sendo dois em comunidades indígenas e outros dois em comunidades quilombolas. Dos dias 9 a 13 de outubro, o MTur visita a Comunidade Indígena Raposa I, onde a cultura indígena será trabalhada como roteiro turístico. Este povoado é conhecido pela produção de panelas de barro pelas mulheres Macuxi. Também foi a primeira comunidade indígena de Roraima a protocolar um plano de visitação aprovado pela Funai a fim de operar o Turismo.

Na semana seguinte o MTur visita o Quilombo Povoado Moinho, em Alto Paraíso do Goiás. As outras duas visitas técnicas estão programadas para a comunidade Terra Quilombola África, entre os dias 23 e 27 de outubro, no município de Moju (PA), e entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, na Comunidade Indígena Borari, em Santarém (PA).

"É essencial que conheçamos de perto o impacto e a relevância do Turismo de base comunitária em todo o País. Estamos comprometidos com a sustentabilidade e ela passa necessariamente pela valorização dessas comunidades e pelo seu desenvolvimento econômico e social"

Celso Sabino, ministro do Turismo

Segundo o MTur, o objetivo do Experiências do Brasil Original é promover o Turismo de base comunitária, valorizando as comunidades indígenas e quilombolas, e diversificar a oferta turística brasileira por meio da formatação de experiências turísticas memoráveis e transformadoras oferecidas pelos povos originários em seus territórios.

As comunidades selecionadas foram consultadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Ministério da Igualdade Racial (MIR), o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), a Funai e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

“Desenvolver as comunidades indígenas e quilombolas do Brasil por meio do projeto Experiências do Brasil Original é uma oportunidade de viver o Brasil nas raízes culturais, trazendo fortalecimento, respeito e valorização das tradições ancestrais que fazem parte de nossa identidade”

Milton Zuanazzi, secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS