Maria Izabel Reigada   |   09/05/2023 09:09
Atualizada em 09/05/2023 09:18

Foz do Iguaçu (PR) terá evento sobre oportunidades em UCs

Investimentos em Unidades de Conservação com fins turísticos é tema de encontro


Divulgação
Evento será realizado paralelamente ao Festival das Cataratas
Evento será realizado paralelamente ao Festival das Cataratas

Em paralelo ao Festival das Cataratas, evento que ocorre em Foz do Iguaçu entre 31 de maio e 2 de junho, será realizado o 1º Encontro Nacional de Uso Público, Turismo, Meio Ambiente, Desafios e Oportunidades. A programação do encontro foi idealizada pelo Instituto Terra e Água (IAT) e tem o objetivo de promover a conexão entre pessoas e empresas que desejam desenvolver negócios, serviços e produtos em Unidades de Conservação (UCs). Além de contar com o apoio do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade (ICTBio), a ação também inclui visita técnica ao Parque Nacional do Iguaçu, com foco no modelo de concessão do parque.

No dia 1º, o governador em exercício do Paraná, Darci Piana, participa do painel “O futuro do Uso Público no Brasil, o que esperar?”. O debate terá também integrantes do governo federal, do IAT, da Secretaria de Estado do Turismo, da Invest Paraná, da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Sebrae, entre outras entidades. “A programação foi estruturada com parceiros para que o congressista seja inserido nos principais eixos temáticos, com informações seguras sobre o Uso Público das Unidades de Conservação, além da oportunidade de realizar valiosas conexões”, afirmou o diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra, Rafael Andreguetto.

Além das discussões técnico-científicas com a presença de agentes nacionais ligados ao meio ambiente e ao turismo, o evento contará com uma rodada de relacionamento e negócios no âmbito do Uso Público das Unidades de Conservação. A dinâmica será gerenciada pela equipe do Sebrae-PR com a proposta de conectar pessoas e empresas com interesse no desenvolvimento de produtos e serviços turísticos; créditos de financiamento; formalização de atividades; e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) necessárias para promover segurança e o bem-estar do turista.

Modelo de reuniões

Segundo a coordenadora de Turismo do Sebrae-PR, Patrícia Albanez, a dinâmica pretende inspirar negócios competitivos, sustentáveis ao longo do tempo, com gestão e atendimento de excelência aos turistas. “Isso é bom para o destino turístico, bom para o turista que tem a oportunidade de contratar e viver novas experiências em unidades de conservação”, disse. A rodada de negócios será no formato “um para um”, com atendimento individual dos órgãos e parceiros, orientando os congressistas sobre processos, legislação, crédito, oportunidades de negócios e adequação da gestão.

Visita Técnica

Divulgação
Parque Nacional do Iguaçu receberá visita técnica dos participantes com foco no modelo de concessão
Parque Nacional do Iguaçu receberá visita técnica dos participantes com foco no modelo de concessão

Outra atração do evento é a visita técnica ao Parque Nacional do Iguaçu (PNI). O passeio, com foco no modelo de concessão da unidade, fechará o evento, em 2 de junho. O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo ICMBio, e tem a gestão da visitação turística da concessionária Urbia Cataratas desde de dezembro de 2022. O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas clicando aqui.


*Fonte: Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná

Tópicos relacionados