Da Redação   |   16/06/2023 10:06

MTur realiza seminário do Fungetur com agentes financeiros

Objetivo é fortalecer relações e compartilhar boas práticas

Divulgação

Na última quarta-feira (14), a sede do Ministério do Turismo, em Brasília (DF), recebeu um encontro a respeito do Novo Fungetur. Para isso, a Secretaria Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo (SNINFRA) realizou um seminário ministrado por técnicos do MTur a agentes financeiros.

O objetivo do encontro foi fortalecer as relações entre as instituições financeiras, compartilhar boas práticas de gestão de crédito por parte dos agentes financeiros, bem como informá-los sobre as alterações regulamentares do Novo Fungetur.

Desde o início do ano, o Fundo Geral de Turismo registrou a contratação de 221 operações de financiamento, totalizando mais de R$ 82,2 milhões, segundo o Governo Federal.

O evento aconteceu em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), que foi representada pelo presidente da Fomento Paraná e 2° vice-presidente eleito da ABDE, Heraldo Alves. Além disso, o evento contou com a presença da economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Izis Janote, de Ana Roberta Ferreira, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Distrito Federal e de 16 representantes de instituições financeiras.

O secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, representou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e falou sobre a importância do diálogo entre a Pasta e os agentes envolvidos.

“O Fungetur contribui para o fortalecimento do turismo e vamos continuar trabalhando para mostrar como o financiamento é acessível, em especial para as micro e pequenas empresas”.

Carlos Henrique Sobral, secretário de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo

“A expectativa do evento era exatamente essa: aproximar os entes e as instituições financeiras. Por isso, agradeço a todos pelo empenho e pela contribuição trazida neste dia tão produtivo, pois esse esforço vai reforçar ainda mais as iniciativas do nosso sistema”, ressaltou Heraldo Alves, em sua fala final.

O QUE FOI DISCUTIDO

Entre os temas debatidos no seminário, estavam: o panorama do Setor de Turismo para 2023; Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor; o Papel do Novo Fungetur como instrumento de política pública para o segmento; Aspectos Técnicos e Operacionais (credenciamento, liberações, acompanhamento, fiscalização dos Contratos do Fungetur, Cadastur; concessão de crédito com os recursos do Novo Fungetur sob a ótica das Instituições Financeiras de Desenvolvimento; e Novo Fungetur: contribuindo para a manutenção das MPE’s)

.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11210 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS