Bruno Hazov   |   25/07/2023 14:07

MTur, Embratur e CNM debatem promoção e destinos inteligentes

Seminário técnico sobre Estratégias Inovadoras para Promoção do Turismo ocorreu nesta terça-feira (25)

Seminário da Confederação Nacional de Municípios (CNM) reuniu representantes do MTur e Embratur
Seminário da Confederação Nacional de Municípios (CNM) reuniu representantes do MTur e Embratur

Na manhã desta terça-feira, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou, em parceria com o Ministério do Turismo e Embratur, um seminário técnico sobre Estratégias Inovadoras para Promoção do Turismo nos Mercados Nacional e Internacional. Evento on-line foi direcionado para gestores públicos e profissionais do segmento de Turismo.

Representando o MTur, a coordenadora-geral de Planejamento, Inteligência e Inovação no Turismo, Bárbara Blaudt e a analista de Inovação e Transformação de Destinos, Ângela Baltazar, deram uma palestra sobre Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs), explicando as definições, critérios e vantagens de um município ser reconhecido como destino inteligente.

O que pode ser considerado um Destino Turístico Inteligente?

Destinos inteligentes são cidades que gerenciam seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, comprometendo-se com pilares que impactam positivamente na qualidade de vida dos moradores e na experiência dos turistas.

As técnicas do MTur apresentaram algumas ações fundamentais para que um destino possa ser considerado um DTI, como a realização de planejamento estratégico, gestão transparente, participação cidadã na tomada de decisões e na elaboração de políticas públicas, diversidade de oferta turística devidamente catalogada, indicadores e dados de monitoramento, aplicativos turísticos e redes sociais ativas, cobertura Wi-Fi, acessibilidade em equipamentos públicos, incentivo à compra de produtos locais e economia criativa, reflorestamento de áreas degradadas, qualificação de profissionais locais e gestão de resíduos sólidos.

Existem destinos turísticos inteligentes no Brasil?

Em 2023 o MTUr selecionou dez destinos aptos a se tornarem DTIs: Foz do Iguaçu (PR), Goiânia, Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), São Luís, Bonito (MS), Gramado (RS) e Fortaleza foram selecionadas como cidades que terão um acompanhamento muito próximo do MTur para se tornarem DTIs.

Promoção do Brasil no Exterior

Logo em seguida, Vaniza Schuler e Monica Samia, da Embratur, falaram sobre o papel do orgão na promoção de experiências e destinos turísticos brasileiros no Exterior, fortalecendo a imagem do País internacionalmente.

Segundo as executivas, a Embratur trabalha a imagem do Brasil por meio de reuniões, visitas técnicas, missões empresariais, viagens de incentivo, atividades corporativas, promoção de congressos, convenções, seminários, feiras de negócios e feiras agropecuárias.

Para promover o destino de forma eficaz, a Embratur possui algumas ferramentas de promoção, como Press Trips, Fam Tours, Road Shows, campanhas publicitárias, capacitações e parcerias com agentes de canais de vendas no exterior e participação em feiras diversas.

Os participantes do seminário puderam tirar dúvidas sobre como potencializar o Turismo em suas regiões e sobre as metodologias que norteiam os trabalhos do MTur e da Embratur na promoção e expansão da atividade turística no Brasil. Gestores e profissionais do Turismo que participaram do seminário poderão tirar um certificado junto à Confederação Nacional de Municípios, idealizadora do evento.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS