Bruno Hazov   |   24/11/2023 08:07
Atualizada em 27/11/2023 11:11

Com mais 2 unidades, Colline de France criará rede de gestão hoteleira

Grupo Colline de France pretende criar rede de gestão hoteleira para cuidar das novas unidades no RJ e SC


Divulgação
Colline de France, em Gramado, foi eleito o melhor hotel do mundo pelo Trip Advisor em 2023
Colline de France, em Gramado, foi eleito o melhor hotel do mundo pelo Trip Advisor em 2023

Nesta semana foi anunciado um novo empreendimento hoteleiro da Colline de France no município de Miguel Pereira (RJ), na região centro-sul fluminense. Ana Clara Grings Tomazi, proprietária ao lado de seu marido Jonas Caliari Tomazi, falou ao 100X BRASIL sobre os investimentos na nova unidade e na nova localidade, que desponta nos últimos anos como um destino turístico no Estado do RJ.

Inaugurado em 2018, o primeiro empreendimento da rede Colline de France, sediado em Gramado (RS), é um hotel boutique que já ganhou o prêmio TripAdvisor de melhor hotel do mundo. Com o sucesso do empreendimento, os proprietários decidiram ampliar o número de unidades e já avançam para construir um novo hotel no Rio de Janeiro e outro em Santa Catarina.

O novo Colline de France em Miguel Pereira (RJ) será um complexo imobiliário que abrigará residências e o novo hotel. Com um investimento total previsto em mais de R$ 400 milhões, deve ter suas obras iniciadas já em janeiro do ano que vem.

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Ana Clara Grings Tomazi, proprietária, ao lado de seu marido Jonas Caliari Tomazi, também proprietário da rede Colline de France
Ana Clara Grings Tomazi, proprietária, ao lado de seu marido Jonas Caliari Tomazi, também proprietário da rede Colline de France

100X BRASIL - Como será a nova unidade do Colline de France em Miguel Pereira? Quanto será investido?

ANA TOMAZI - A nova unidade seguirá uma arquitetura semelhante à unidade de Gramado, no que diz respeito ao estilo francês, porém com algumas diferenças em relação ao tamanho, uma vez que essa unidade terá um espaço muito maior. O investimento na parte hoteleira foi de cerca de 30% do valor total anunciado esta semana. Esse valor conta com o investimento de pessoas físicas que acreditam no sucesso da nossa bandeira. É importante lembrar que pode haver ainda muita variação nesse preço, uma vez que ainda estamos cotando as construtoras e as obras ainda não foram iniciadas.

100X BRASIL - Qual será a oferta de quartos? Quantas categorias haverá?

ANA TOMAZI - Serão 40 apartamentos divididos em seis categorias, que podem variar de 35 metros quadrados, chegando a, no mínimo, 100 metros quadrados nas categorias mais elevadas. Nós trabalhamos sempre com um número pequeno de apartamentos para manter o nível de serviço e, principalmente, a exclusividade que oferecemos aos nossos hóspedes. Isso é uma marca registrada dos nossos hotéis.

Todas as suítes seguirão o alto padrão de jogo de cama, mesa e banho aos quais os nossos clientes de Gramado estão acostumados, com rouparia acima de 300 fios, colchões ortopédicos e amenidades, além de minibar, mesas e cadeiras, smart-tv e wi-fi. Nas categorias superiores, temos sala de estar, banheiras, cozinha e até piscina privativa.

100X BRASIL - Como serão as áreas comuns?

ANA TOMAZI - Nas áreas comuns teremos uma piscina ao ar livre e outra aquecida indoor, ampla área de descanso com vista para o lago Javary, um centro de spa com massagens e alguns procedimentos estéticos como massagem linfática, além de dois restaurantes, sendo um deles aberto ao público em geral, com temática francesa, porém adaptada ao gosto dos fluminenses.

100X BRASIL - Quais os planos para o futuro da rede?

ANA TOMAZI - Nós estamos planejando a construção de mais unidades em outros Estados e dois projetos já estão bem avançados: o do Colline de France em Miguel Pereira, Rio de Janeiro, e o Colline de France em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

O projeto mais avançado é referente à unidade do Rio de Janeiro, que deverá começar a ser construída a partir de janeiro do ano que vem.

Com esses dois projetos já bem avançados, pretendemos criar uma rede de gestão hoteleira já no ano que vem, para gerir todos os hotéis e garantir que o nível de serviço da unidade de Gramado será replicado nas outras unidades, unificando toda a nossa gestão em um só lugar. Essa será a primeira rede brasileira de hotéis boutique gerida por uma central unificada de gestão hoteleira, uma vez que nós não possuímos franquias.

100X BRASIL - Há parceiros ou investidores para essas novas unidades?

ANA TOMAZI - Nós possuímos alguns investidores, porém se tratam de pessoas físicas que estão investindo na construção, ficando toda a gestão e operação por nossa conta. Nós ainda estamos buscando uma construtora para a unidade de Miguel Pereira, mas até o momento não temos nada fechado.

100X BRASIL - Por que a escolha de Miguel Pereira (RJ)?

ANA TOMAZI - O município de Miguel Pereira vem se consolidando como um destino turístico ímpar ao longo dos últimos anos e vem apostando no mote de "a nova Gramado carioca", em detrimento à queda na segurança e atratividade do município de Petrópolis (RJ) que, nos últimos anos, deixou de ser um destino turístico tão procurado por conta da sensação de insegurança.

Além disso, acreditamos que o Estado do Rio de Janeiro tem a cultura francesa muito enraizada, além de recebermos muitos hóspedes oriundos do Rio, sabemos que o destino possui uma relação muito importante com o Turismo e com a receptividade, atributos que prezamos muito na gestão de nossos empreendimentos. Nós sempre tivemos como uma grande referência na hotelaria o Copacabana Palace e a vinda para o Rio foi um movimento muito natural para nós.

100X BRASIL - O que vocês esperam do município de Miguel Pereira?

ANA TOMAZI - Acho que a melhor pergunta seria "o que nós podemos oferecer ao município de Miguel Pereira?" A nossa expectativa é a de sermos bem acolhidos pela comunidade local, e isso já vem acontecendo sob a figura do prefeito André Português, que nos recebeu de braços abertos e foi muito solícito em cada um de nossos encontros.

O que nós podemos oferecer a Miguel Pereira é um empreendimento comprometido com o crescimento da comunidade local e com a consolidação do município como uma referência no Turismo nacional. Queremos ajudar na transformação da cidade em um produto turístico único e cheio de potencial.

100X BRASIL - Quantos funcionários vocês esperam contratar no novo empreendimento?

ANA TOMAZI - Tendo como base a unidade de Gramado, acredito que teremos um quadro fixo de funcionários diretos entre 40 a 45 pessoas, podendo variar de acordo com a alta ou baixa temporada e demanda de hóspedes. Além dos funcionários diretos, nós também movimentamos uma cadeia de centenas de pessoas, entre alimentação, lavanderia, entre outros segmentos, passando de 100 colaboradores por unidade hoteleira.

100X BRASIL - Quais os desafios de investir na hotelaria de luxo no Brasil?

ANA TOMAZI - Eu acredito que a palavra luxo é um pouco perigosa e não se encaixa exatamente no nosso modus operandi. O nosso serviço é muito mais exclusivo do que propriamente de luxo. Nós possuímos hóspedes de todas as classes sociais, inclusive de classes mais baixas que economizaram muito para estar aqui conosco e desfrutar de uma experiência única e exclusiva. Para nós, o luxo está no resgate da essência humana e não somente na parte dos bens materiais. Portanto, nós preferimos o termo "hotelaria exclusiva" que se encaixa melhor com aquilo que entendemos por recepcionar e servir.

"O verdadeiro luxo é tornar e valorizar cada pessoa com um serviço exclusivo"

Esse tipo de hotelaria com certeza é um desafio, pois ele não dá um retorno tão rápido do investimento inicial, uma vez que nosso gasto com insumos e serviços de alta qualidade pesa muito no orçamento. Para o investidor, isso nem sempre é o ideal, mas para nós, essa diferenciação faz todo o sentido e, prêmios como o que ganhamos do Trip Advisor, de melhor hotel, nos fazem acreditar que estamos no caminho certo.

100X BRASIL - Como vocês enxergam o prêmio do Trip Advisor?

ANA TOMAZI - Sinceramente, ficamos surpresos em receber esse prêmio após tão pouco tempo de operação - cerca de cinco anos - mas o reconhecimento nos surpreendeu positivamente, pois veio coroar esse trabalho que fazemos com tanto carinho e zêlo.

Com o prêmio, nosso nível de responsabilidade aumentou consideravelmente, pois ele eleva a expectativa e o nível de exigência de nossos hóspedes, nos obrigando a manter um padrão elevado de atendimento e serviço. Manter o nível de excelência será um desafio com o qual estamos comprometidos e a criação de uma rede central de gerenciamento nos auxiliará a alcançar esse padrão de excelência que criamos na unidade premiada de Gramado.

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