Bruno Hazov   |   29/11/2023 16:09
Atualizada em 29/11/2023 16:10

Hotéis Boutique: entenda os desafios da hotelaria de luxo no Brasil

Palestrante explica as mudanças de paradigma na hotelaria de luxo ao longo dos últimos anos

PANROTAS / Bruno Hazov
Thiago Monteiro, da HAUT Incorporadora Design, falou sobre os desafios da hotelaria de luxo no Brasil
Thiago Monteiro, da HAUT Incorporadora Design, falou sobre os desafios da hotelaria de luxo no Brasil

Durante o Imobtur - evento focado no mercado de meios de hospedagem, aluguel por temporada e empreendimentos imobiliários e turísticos - promovido pela Adit Brasil, Thiago Monteiro, sócio-fundador da HAUT Incorporadora Design falou sobre o desafio das operações de hotéis boutique no Brasil.

Thiago iniciou sua palestra explicando que o conceito do que é luxo na hotelaria mudou muito ao longo dos últimos anos, e que o foco desse mercado pode ser definido em uma palavra: autoral.

"A hotelaria de luxo mudou muito no Brasil nos últimos anos. O conceito de luxo deixou de ser a torneira de ouro, o piso de mármore e passou a focar na exclusividade, no autoral. Luxo, hoje, é ter um atendimento que saiba suas necessidades, suas preferências. É um luxo mais acessível e mais tangível, pois é algo que realmente influencia na experiência do hóspede".

Thiago Monteiro, sócio-fundador da HAUT Incorporadora Design

Segundo o executivo, o foco agora é a experiência do usuário. O hóspede prefere um serviço personalizado, como ser servido com a sua comida favorita, do que usufruir de uma infraestrutura luxuosa que não necessariamente vai mudar sua experiência.

"As palavras que definem os hotéis boutique no Brasil são: diferenciação, escassez e desejo. A escassez de hotéis boutique, do serviço diferenciado, personalizado, aumenta o desejo de se hospedar nesse tipo de empreendimento", explica Monteiro.

O executivo ressaltou que a arquitetura e o design também são experiências de luxo, mas que o que se espera dessa arquitetura, hoje, é diferente do que era esperado anos atrás. A sustentabilidade, o contato com a natureza e o foco na experiência são artigos de luxo da modernidade.

Segundo o executivo, perceber essa mudança de paradigma no mercado de hotelaria de luxo é essencial para que novos hotéis boutique possam surgir em diversos destinos brasileiros.

"O desafio para o mercado de hotéis de luxo nos próximos anos é deixar de lado o tradicional, os antigos paradigmas e criar novos conceitos. Vamos deixar o hóspede nos dizer o que é luxo e, através de um serviço personalizado, criar um novo paradigma de hotéis de luxo no Brasil", concluiu o executivo.

Tópicos relacionados