Bruno Hazov   |   27/06/2023 15:29
Atualizada em 27/06/2023 15:32

Urbia capta R$ 247 milhões para Parques Urbanos junto ao BNDES

Repasse é do Fundo Clima, do Ministério do Meio Ambiente, para ações de mitigação de mudanças climáticas

Divulgação
Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, terá restauração de edifícios tombados e obras de melhoria na infraestrutura
Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, terá restauração de edifícios tombados e obras de melhoria na infraestrutura

A concessionária Urbia – integrante do Grupo Construcap – fechou a estruturação da captação de R$ 247 milhões em recursos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Repasse integra o Fundo Clima, do Ministério do Meio Ambiente, que auxilia empresas com projetos voltados para a mitigação de mudanças climáticas.

Fundada em 2019, a Urbia é especializada em administração de Parques Urbanos e Naturais do Brasil, com concessão de parques em São Paulo e na região sul do País. A Urbia é a primeira empresa de gestão de parques no Brasil a acessar recursos do Fundo Clima.

Segundo a empresa, o repasse será destinado a realização de projetos sustentáveis nos parques administrados pela concessionária, incluindo as unidades Ibirapuera, Jacintho Alberto, Eucaliptos, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Lajeado e Jardim Felicidade. Os recursos serão aplicados em obras de restauração de edifícios tombados no Parque Ibirapuera e para a requalificações de infraestrutura, acessibilidade, mobiliário urbano, gestão de resíduos e recuperação de áreas verdes em todos os parques administrados pela concessionária.

A concessionária iniciou o pedido de aporte de recursos em janeiro de 2022. Segundo a empresas, a qualificação no Fundo Clima deu-se pelo conjunto do projeto como um todo, tendo em vista a função social e ambiental dos Parques Urbanos e os importantes serviços ecossistêmicos que estes prestam à cidade.

“É um imenso orgulho para a Urbia ser a pioneira na utilização desse instrumento. Ter a chancela do BNDES e do MMA, por meio de um fundo destinado à preservação do Meio Ambiente, nos dá a certeza de que os projetos estão na direção correta da sustentabilidade financeira, ambiental e social”

Victor Pereira, diretor financeiro da Urbia

Tópicos relacionados