Bruno Hazov   |   03/08/2023 18:05
Atualizada em 03/08/2023 18:09

Governo de São Paulo deve ampliar ferrovias na Grande SP em 34 km

Aumento na capacidade do trem e metrô deve acrescer número de usuários em 1,8 milhão

Divulgação Alesp
Secretário participou da reunião conjunta das Comissões de Assuntos Metropolitanos e Municipais e de Transportes e Comunicações, na Alesp
Secretário participou da reunião conjunta das Comissões de Assuntos Metropolitanos e Municipais e de Transportes e Comunicações, na Alesp

Durante a reunião conjunta das Comissões de Assuntos Metropolitanos e Municipais e de Transportes e Comunicações, o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Marco Antônio, revelou que a pasta pretende estender mais 34,5 quilômetros de trem ou de metrô na Grande SP, aumentando a capacidade dos transportes ferroviários em mais de 1,8 milhão de passageiros.

Ainda segundo Marco Antônio, há planos de inauguração de mais 35 estações e mais 5 linhas de metrô ou trem na Grande SP. A Região Metropolitana de São Paulo possui cerca de 376 quilômetros de linhas, somando metrô e CPTM, atendendo a mais de 8,3 milhões de passageiros. Antes da pandemia, o número era ainda maior: 10,1 milhões de passageiros.

O secretário também destacou a ampliação da acessibilidade nos ônibus da capital, que contam com quase 90% da sua frota apta a receber pessoas com restrições de mobilidade. Dos 4.970 veículos em circulação, cerca de 4.500 já são acessíveis.

Em 2022, o governo estadual apresentou para a Alesp um projeto de lei que autoriza a exploração da infraestrutura e dos serviços ferroviários no estado, por meio de novas concessões para a iniciativa privada.

Em junho deste ano, a secretaria de Transportes Metropolitanos e da Pessoa com Deficiência, em parceria com a secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, deu início ao maior programa dedicado ao Turismo ferroviário do Brasil, com o objetivo de acréscimo de pelo menos dez trens turísticos à malha rodoviária estadual, Outro objetivo é o de aumentar o número de ferrovias usadas para o Turismo, aproveitando a estrutura utilizada para o transporte de cargas para levar passageiros para os principais destinos paulistas. Atualmente, apenas 250 quilômetros de uma malha total de 12 mil quilômetros são utilizados para o Turismo.

Tópicos relacionados