Bruno Hazov   |   04/08/2023 13:13

MG vai lançar editais para captar R$ 11 milhões para o Turismo

Serão quatro projetos com o intuito de promover o setor no interior e exploração comercial de festas


Divulgação
Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo e Cris Kumaira, diretora de Comunicação da Cemig, assinaram termo que prevê realização dos editais
Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo e Cris Kumaira, diretora de Comunicação da Cemig, assinaram termo que prevê realização dos editais
O governo de MG – via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) – e a Cemig assinaram um termo que prevê a realização de quatro editais que somam R$ 11 milhões em investimentos no Turismo e Cultura do Estado, entre 2023 e 2024. Assinatura aconteceu durante a abertura do 5º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo, na última terça-feira (1), em Belo Horizonte.

O primeiro edital será voltado para as comemorações natalinas em todo o Estado, com lançamento previsto para setembro. O segundo é para o Carnaval e deve ser lançado ainda este ano para que as empresas tenham tempo para se preparar para uma das festas mais rentáveis em todo o Estado. O terceiro edital será para o programa Luzes do Patrimônio, que busca modernizar e ampliar a iluminação de igrejas, museus e prédios históricos. Por fim, o quarto edital será focado no desenvolvimento do interior mineiro, com incentivos à realização de festivais, festas tradicionais e folclóricas.

Durante o evento, a Secult também assinou o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável com a 360 Turismo. O programa visa estabelecer ações e metas para o trabalho da Secult na promoção do Turismo sustentável em todo o Estado no ano de 2024.

No mês de abril, Minas Gerais registrou crescimento da atividade turística, aumentando em 720% acima da média nacional no comparativo com o mesmo período de 2022. Ainda segundo a Secult, só no ano de 2022, o Turismo foi responsável pela criação de 100 mil vagas de trabalho.

“Nossa cultura é o grande produto. Um crescimento de 720% na atividade turística e a geração de 100 mil empregos no ano de 2022 revelam o quanto essa transversalidade tem feito e fará muito bem para Minas Gerais. A parceria com a Cemig representa um passo gigantesco: dá clareza e transparência para os patrocínios e, sobretudo, dá oportunidade para o interior apresentar projetos"

Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS