Bruno Hazov   |   04/08/2023 13:13

MG vai lançar editais para captar R$ 11 milhões para o Turismo

Serão quatro projetos com o intuito de promover o setor no interior e exploração comercial de festas


Divulgação
Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo e Cris Kumaira, diretora de Comunicação da Cemig, assinaram termo que prevê realização dos editais
Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo e Cris Kumaira, diretora de Comunicação da Cemig, assinaram termo que prevê realização dos editais
O governo de MG – via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) – e a Cemig assinaram um termo que prevê a realização de quatro editais que somam R$ 11 milhões em investimentos no Turismo e Cultura do Estado, entre 2023 e 2024. Assinatura aconteceu durante a abertura do 5º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo, na última terça-feira (1), em Belo Horizonte.

O primeiro edital será voltado para as comemorações natalinas em todo o Estado, com lançamento previsto para setembro. O segundo é para o Carnaval e deve ser lançado ainda este ano para que as empresas tenham tempo para se preparar para uma das festas mais rentáveis em todo o Estado. O terceiro edital será para o programa Luzes do Patrimônio, que busca modernizar e ampliar a iluminação de igrejas, museus e prédios históricos. Por fim, o quarto edital será focado no desenvolvimento do interior mineiro, com incentivos à realização de festivais, festas tradicionais e folclóricas.

Durante o evento, a Secult também assinou o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável com a 360 Turismo. O programa visa estabelecer ações e metas para o trabalho da Secult na promoção do Turismo sustentável em todo o Estado no ano de 2024.

No mês de abril, Minas Gerais registrou crescimento da atividade turística, aumentando em 720% acima da média nacional no comparativo com o mesmo período de 2022. Ainda segundo a Secult, só no ano de 2022, o Turismo foi responsável pela criação de 100 mil vagas de trabalho.

“Nossa cultura é o grande produto. Um crescimento de 720% na atividade turística e a geração de 100 mil empregos no ano de 2022 revelam o quanto essa transversalidade tem feito e fará muito bem para Minas Gerais. A parceria com a Cemig representa um passo gigantesco: dá clareza e transparência para os patrocínios e, sobretudo, dá oportunidade para o interior apresentar projetos"

Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo

Tópicos relacionados