Maria Izabel Reigada   |   09/05/2023 14:23

Turismo entra na pauta de Agenda Legislativa da FIERN

Documento entregue à governadora trata também de lei de concessões, gestão de ativos e do porto de Natal

Divulgação/FIERN
O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e a governador do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra
O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e a governador do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, recebeu ontem do presidente da Federação das Indústrias do Estado (FIERN), Amaro Sales de Araújo, a “Agenda Propositiva 2023 para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, que destaca a elaboração de cinco projetos de lei para envio à Assembleia Legislativa. Os projetos abordam sete áreas: educação pública, lei de concessões, política de turismo, gestão de ativos, licenciamento ambiental, porto de Natal e energias.

“A Agenda Propositiva é complementada desde 2021, quando foi entregue a primeira versão, com estudos, informações, dados e projetos. Com isso, a Federação entende que o Estado, ao fazer sua parte, consegue avançar no desenvolvimento econômico”, afirmou o presidente da FIERN. “Nesse documento, constam temas e assuntos importantes para o Rio Grande do Norte. Em alguns aspectos, houve avanço, como na Lei do Gás; em outras áreas estamos em diálogo, a exemplo dos projetos da Leis de Concessões e no licenciamento ambiental”, observou.

Em relação ao turismo, o documento alerta que, em 2021, o RN foi o quinto colocado em número de turistas da região Nordeste, perdendo posição para Alagoas. Para uma retomada do desenvolvimento do setor, a Agenda 2023 defende a elaboração de parceria com as entidades produtivas de um projeto de lei que institua o plano de médio e longo prazo. A ideia é que possam ser executadas ações para dotar o RN de infraestrutura turística, além de garantir a execução de um programa para treinamento contínuo. Esse planejamento deve ser feito de uma forma que permita a interconexão entre o turismo religioso, gastronômico, de aventura, de negócios, histórico, do ecoturismo e as atividades que aproveitem o sol e o mar.

PPPs e Porto de Natal

O documento aponta a necessidade de criação de uma Secretaria de Estado que esteja voltada especificamente a concessões públicas no Estado. A ideia é que o Rio Grande do Norte tenha uma Secretaria Executiva de Projetos e Concessões para elaboração de portfólio em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e para estudar as experiências de sucesso nos demais estados da região que possam ser adotadas no RN.

No levantamento sobre o Porto, a Agenda Propositiva informa que dos R$ 676,6 milhões das exportações marítimas do Estado, neste ano, apenas 13% saíram pelo terminal de Natal. A maior parte foi pelos portos de Suape (PE) e Pecem (CE). A proposta é investir R$ 105 milhões no Porto de Natal para instalação das Defensas na ponta e nas demais obras urgentes que possam melhorar as condições de uso do terminal. Na Agenda Propositiva 2023, consta também um levantamento sobre as realizações, avanços e as pendências da que foi entregue pelo presidente da FIERN à governadora em 2021. A aprovação da Lei do Petróleo e Gás é uma das realizações apontadas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS