Bruno Hazov   |   27/11/2023 08:04

CDR vota projeto que cria calendário oficial do Turismo no Brasil

Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) votará o projeto nesta terça-feira (28)

Senado Federal
CDR tem reunião marcada para terça-feira (28), às 9h30, para votar o projeto que cria o Calendário Turístico Oficial do Brasil
CDR tem reunião marcada para terça-feira (28), às 9h30, para votar o projeto que cria o Calendário Turístico Oficial do Brasil
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) tem reunião marcada para terça-feira (28), às 9h30, para votar o projeto que cria o Calendário Turístico Oficial do Brasil (PL 2.244/2022). A matéria é de iniciativa do deputado Hildo Rocha (MDB-MA) e conta com o apoio do relator, senador Fernando Farias (MDB-AL).

O relator destaca que o projeto tem o propósito de incentivar o Turismo e o desenvolvimento local mediante a divulgação de todos os eventos que acontecem, regularmente ou não, em todo o território nacional. O texto estabelece que o calendário terá como base “informação a ser prestada, voluntariamente, pelos municípios”, que irão incluir seus eventos com potencial turístico. Essa base será alimentada a pedido dos municípios ou diretamente por estes, mediante senhas, para o sítio de internet.

Fernando Farias aponta que o projeto tem o mérito de incentivar a divulgação de eventos turísticos que a grande maioria dos brasileiros desconhecem. Segundo o relator, são festas e eventos que marcam os diversos calendários municipais e que poderão atrair mais turistas, “desenvolvendo, inclusive, regiões menos conhecidas deste nosso país de dimensões continentais”. Ele opina, em seu relatório, que o projeto só traz benefícios para o Turismo interno nacional.

O senador ainda destaca que já existe um calendário do mesmo tipo no site do Ministério do Turismo, sob o nome de Calendário Nacional de Eventos. Faria, no entanto, usa o mesmo argumento do relator da matéria na Câmara, deputado Diego Andrade (PSD-MG), que diz que o calendário atual depende de uma política de governo e uma mudança ministerial poderia encerrá-lo. O projeto, porém, visa tornar o calendário do turismo uma norma legal e garantir que seja sempre mantido, valorizado e divulgado nacional e internacionalmente.

Se aprovada na CDR, a matéria seguirá para o Plenário do Senado.

Emendas

Na mesma reunião, a CDR vai votar suas emendas para o projeto do Plano Plurianual 2024-2027 (PPA – PLN 28/2023). As emendas serão enviadas à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). O senador Marcelo Castro (MDB-PI) é o relator das emendas.

DA AGÊNCIA SENADO

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS