Bruno Hazov   |   01/03/2024 13:20

6 em cada 10 brasileiros veem mudanças climáticas afetando Turismo

Estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem entrevistou cerca de 2 mil brasileiros

Flávio André/ MTur Destinos
Dia do Turismo Ecológico é comemorado nesta sexta-feira, 1º de março
Dia do Turismo Ecológico é comemorado nesta sexta-feira, 1º de março

Nesta sexta-feira, 1º de março, Dia do Turismo Ecológico, o Ministério do Turismo divulgou uma pesquisa que indica que a maioria dos brasileiros se preocupam com a sustentabilidade do setor. Seis em cada dez brasileiros acreditam que as alterações climáticas prejudicam a atividade turística e o desenvolvimento do setor.

O estudo, elaborado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IRPI), também aponta que 27% dos entrevistados deixaram de fazer algum tipo de Turismo com motivação de lazer devido a mudanças climáticas intensas. O levantamento também revela o potencial da COP 30, que será realizada em 2025 em Belém (PA), para impactar positivamente o Turismo.

Na avaliação de 70% dos consultados, o evento, palco de discussões sobre sustentabilidade, será importante à cidade, à região e ao Brasil como um todo. Outros 69% consideram congressos e eventos, a exemplo da própria COP 30, importantes ou muito importantes ao Turismo – porcentagem maior que a de shows de artistas internacionais (58%).

Ações do MTur em prol do Turismo ecológico

Para o MTur, o desenvolvimento do ecoturismo sustentável é uma das prioridades da pasta, que desenvolve várias ações no segmento. Uma delas é a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), trabalho conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e o ICMBio, que conecta paisagens de Norte a Sul do País, incluindo parques nacionais, e contribui para a conservação ambiental, além de movimentar economias locais.

A RedeTrilhas busca diversificar a oferta turística brasileira, de modo a estimular o turismo em áreas naturais, gerar oportunidades de emprego e renda para as comunidades nas quais os percursos se inserem e promover as trilhas de longo curso como instrumento de proteção da biodiversidade. Atualmente, o governo federal reconhece 7 trilhas, ou 2.295 quilômetros, por meio da ação. Outros 14 percursos seguem em processo de análise.

A sustentabilidade é, igualmente, um dos focos do Experiências do Brasil Original, promovido conjuntamente com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto estimula o Turismo de experiência em áreas de povos tradicionais, a partir da capacitação de seus habitantes. No mês de novembro de 2023, foram validados 40 produtos dos roteiros participantes: a Comunidade Indígena Raposa I (Normandia-RR); a Comunidade Indígena Borari (Santarém-PA); a Terra Quilombola África (Moju-PA) e o Quilombo Povoado Moinho (Alto Paraíso-GO).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS