Victor Fernandes   |   27/09/2023 13:22
Atualizada em 27/09/2023 14:02

Humanidade e Inovação: cofundador da Apple abre ABAV EXPO

Engenheiro eletrônico, cientista da computação, empresário, filantropo, escritor, palestrante: conheça Woz


PANROTAS / Emerson Souza
Steve Wozniak, cofundador da Apple
Steve Wozniak, cofundador da Apple

Engenheiro eletrônico, cientista da computação, empresário, filantropo, escritor, palestrante, gênio. Muitas palavras para definir apenas uma pessoa: Steve Wozniak, cofundador da Apple e palestrante na abertura da 50ª edição da Abav Expo. Após citar seu apreço pelo Brasil e pela hospitalidade brasileira, "Woz", como é conhecido, falou sobre o poder da motivação, inovação e, principalmente, da humanidade.

"Motivação é muito mais importante que conhecimento. Alguns de nós temos a habilidade de construir e entender coisas. Eu aprendi sozinho a realizar designs de computadores. Sou um inventor. Tenho uma ideia, questiono se é possível fazer, e tento provar para mim mesmo que consigo trazer aquela ideia ao mundo. Esse processo é empolgante. Ser um inventor é explorar sua curiosidade. E quanto mais inventamos, mais fácil fica", explicou Woz ao ser questionado pelo jornalista Pedro Andrade sobre a origem de sua motivação.

Woz explicou que sua motivação primordial quando começou a desenvolver computadores em sua garagem era ser reconhecido como um bom engenheiro aos olhos de outros engenheiros. "Passei designs e invenções de graça quando comecei a montar computadores. Steve Jobs que veio com a veia empreendedora e criou uma empresa. A HP rejeitou cinco vezes minha invenção quando ainda trabalhava para eles, então concordei em criar a Apple", contou o cofundador da empresa fabricante dos celulares e computadores mais populares e desejados do mundo.

"Quando você constrói algo para você, pode ser exatamente o que o mundo precisa. O coração da economia está em novas criações."

Steve Wozniak, co-fundador da Apple

O engenheiro também abordou as rápidas transformações tecnológicas que estamos acompanhando e destacou a importância de não perdermos a humanidade e a honestidade no processo. "Nós estamos trazendo alguns problemas com a quantidade de tecnologia, e estamos perdendo humanidade. O humano é mais importante que a tecnologia. Sou grato por onde chegamos, mas as pessoas precisam estar atentas ao que está sendo feito nos bastidores. Honestidade é muito importante e as redes sociais transformaram nossas interações em dados, marketing e dinheiro", concluiu.

PANROTAS / Emerson Souza
Palestrante foi entrevistado pelo jornalista Pedro Andrade
Palestrante foi entrevistado pelo jornalista Pedro Andrade

Acompanhe no Portal PANROTAS a cobertura completa da 50ª Abav Expo. Para não perder nenhuma notícia, acesse https://www.panrotas.com.br/tudo-sobre/abav-expo.

Tópicos relacionados