Filip Calixto   |   12/04/2024 10:43

Comprometimento, liderança e acreditar: as lições de Cafu na Abav TravelSP

O ex-jogador da seleção brasileira subiu ao palco no segundo dia do evento da Abav-SP / Aviesp


PANROTAS / Emerson Souza
Cafu foi responsável pela primeira e principal palestra do dia na Abav TravelSP
Cafu foi responsável pela primeira e principal palestra do dia na Abav TravelSP

CAMPINAS (SP) - Um dos cinco brasileiros a levantar a taça de campeão da Copa do Mundo de futebol como capitão, Marcos Evangelista de Morais, ou Cafu, como é mais conhecido, foi a primeira e principal atração desta manhã na Abav TravelSP, em Campinas. O ex-jogador trouxe ao palco do evento uma palestra em que usa sua carreira como inspiração dá exemplos de como utilizar as lições aprendidas na carreira empresarial.

"Falo aqui sobre as experiências que vivi, sobre os episódios que me serviram de aprendizado e a respeito dos erros que tiveram que ser corrigidos", pontuou o agora palestrante, que conversou com a reportagem da PANROTAS antes de subir ao palco.

Cafu traz em suas palestras as vivências que teve em 16 anos de seleção brasileira e 35 como jogador de futebol , mas também o que aprendeu depois que encerrou seu ciclo como esportista, e garante: "Temos um potencial gigante, basta entender como fazer para explorar isso".

Em um resumo, Cafu destaca o que de principal quer passar a quem assiste suas palestras e aos agentes que participam da Abav TravelSP. As principais mensagens são:

  • Comprometimento: "Se o profissional não for comprometido com o que faz, nenhum esforço adianta".
  • Liderança: "Tento explicar para eles o que é ser um verdadeiro líder e as diferenças entre liderança respeitada e liderança temida"
  • Acreditar no que se quer fazer e no potencial que se tem: "Ninguém pode decidir para nós o que queremos ser"

"Uma trajetória que foi difícil no começo mas vencedora no final e só foi assim porque sempre acredite no que podia fazer, segui bons exemplos e aprendi com os erros"

.Finalizando sua mensagem, Cafu acrescenta que os instrumento principal para transformar potencial em realidade é a humildade. "Quando se fala de líder é preciso ter humildade também. Às vezes a gente acha que só nós temos essa capacidade, mas outros também podem ter. Reconhecer isso é fundamental".

Tópicos relacionados