Karina Cedeño   |   08/09/2025 17:34
Atualizada em 08/09/2025 17:47

Agentes de viagens fazem rifa para ajudar colega lesada pela ViagensPromo

MOAV esclarece que não tem ligação com esta ação, que foi uma iniciativa dos agentes


Freepik
Segundo agentes de viagens, 100% do valor será destinado diretamente para a vítima do incêndio
Segundo agentes de viagens, 100% do valor será destinado diretamente para a vítima do incêndio

Não bastassem todos os problemas financeiros enfrentados pelos agentes de viagens com o caso da ViagensPromo, muitos deles ainda têm que lidar com graves problemas na vida pessoal, que se somam ao prejuízo causado pela operadora.

É o caso de Lauriane Campelo, da agência Mundo dos Roteiros, que perdeu parte de sua casa em um incêndio e ainda está enfrentando um prejuízo enorme em sua agência - cerca de R$ 200 mil - por causa da ViagensPromo.

Solidarizando-se com a colega de profissão, Karolinna Thomaz, da agência Unique Travel Experience, resolveu criar uma rifa solidária para ajudá-la.

“Criamos um grupo no Whatsapp só para essa ação, onde estão sendo postadas fotos, comprovantes e atualizações. A rifa está sendo organizada por mim e por outros agentes de viagens e 100% do valor será destinado diretamente para a vítima do incêndio“

Karolinna Thomaz, organizadora da rifa solidária

Rifa não é organizada pela MOAV

Vale esclarecer que a rifa não é uma iniciativa realizada pelo Movimento Organizado dos Agentes de Viagens (MOAV), como muitos têm pensado, mas sim uma ação individual organizada por uma agente de viagens que faz parte dos grupos de WhatsApp do movimento. Sobre isso, a MOAV enviou um comunicado ao Portal PANROTAS esclarecendo que não tem vínculos com a ação:

NOTA OFICIAL – MOAV ESCLARECE SOBRE AÇÃO DE RIFA DIVULGADA EM GRUPO

"O Movimento Organizado dos Agentes de Viagens (MOAV) vem a público esclarecer informações relacionadas a uma rifa recentemente divulgada em um de seus grupos de WhatsApp.

Uma integrante do grupo, agente de viagens, compartilhou a iniciativa de arrecadar fundos para auxiliar uma terceira pessoa que sofreu grandes perdas em um incêndio. Embora tenhamos autorizado que o pedido de ajuda fosse divulgado no espaço, reforçamos que a ação não foi organizada nem promovida pelo MOAV.

Nos solidarizamos com a situação e reconhecemos a importância da corrente de apoio que se formou. Ficamos felizes e parabenizamos a agência que ensejou essa corrente do bem, mas ressaltamos que o propósito do MOAV é acolher, orientar e buscar mudanças estruturais que tragam mais segurança ao agente de viagens. Por isso, não promovemos ações individuais, entendendo que todos os integrantes foram impactados de maneira significativa pela crise da ViagensPromo e merecem o mesmo cuidado e representatividade.

Ficamos satisfeitos em ver que, por meio do nosso canal, iniciativas solidárias ganham visibilidade e alcance. Ainda assim, reforçamos que o MOAV segue com sua missão institucional de trabalhar em prol de toda a categoria, com ética, transparência e equidade.

André Cabral - Movimento Organizado dos Agentes de Viagens – MOAV".

Procurado, advogado da ViagensPromo não responde solicitações

Procurado desde agosto pelo Portal PANROTAS para esclarecer o desaparecimento de Renato Kido, presidente e dono da ViagensPromo, a questão do pedido de chargeback junto a instituições financeiras e outras questões relacionadas ao caso, o escritório de advocacia da operadora não respondeu ainda às nossas solicitações.

Assim que a ViagensPromo voltar a se manifestar, publicaremos seu posicionamento.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.

Karina Cedeño tem 7434 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!