Beatriz Contelli   |   27/03/2026 18:16

Unav lança nova edição de programa de capacitação para estruturar crescimento das agências

Treinamento começa em maio e abordará assuntos como organização financeira, tributação e posicionamento


PANROTAS / Emerson Souza
Ines Melo, da Unav
Ines Melo, da Unav

A Unav colocou no centro de sua estratégia a profissionalização do setor ao lançar uma nova edição do PCE (Programa de Capacitação Empresarial), iniciativa que busca transformar o crescimento da demanda turística em negócios mais estruturados e sustentáveis.

Com início previsto para maio, o programa terá duração de cinco meses, reunindo cerca de 200 agências por encontro e encerramento presencial em setembro.

O PCE foi estruturado para atuar diretamente em pontos críticos da operação, como organização financeira, tributação, comunicação e posicionamento. A ideia é apoiar as agências da Unav na transição de uma atuação predominantemente operacional para uma abordagem mais estratégica.

Os encontros serão distribuídos ao longo dos meses, permitindo que os participantes apliquem, na prática, os conceitos discutidos — uma adaptação à rotina dos empreendedores, que lidam com limitações de tempo no dia a dia.

A proposta do programa parte de um diagnóstico recorrente no setor: muitas empresas ampliaram as vendas, mas ainda operam com baixa previsibilidade financeira, pouca clareza sobre margens e ausência de posicionamento estratégico. Em um ambiente mais competitivo e digital, essas fragilidades podem comprometer o crescimento no médio prazo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatriz Contelli

Conteúdos por

Beatriz Contelli

Beatriz Contelli tem 5825 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Anhembi Morumbi com pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela FAAP. Entrou na PANROTAS em 2019, com foco especialmente em Branded Content, e, desde 2024, atua como repórter da redação.