Beatriz Contelli   |   29/07/2026 15:01

Guilherme Paulus e Abav-RJ promovem capacitação sobre tendências e oportunidades no setor

Empresário destacou a importância de criar experiências capazes de fidelizar os clientes


Divulgação
Cristina Fritsch, Richard Andreazza, Alessandra Harms, Rosana Carvalho e Guilherme Paulus
Cristina Fritsch, Richard Andreazza, Alessandra Harms, Rosana Carvalho e Guilherme Paulus

O empresário Guilherme Paulus, em parceria com a Abav-RJ, promoveu um café da manhã que reuniu cerca de 50 agentes de viagens, nessa terça-feira (28), com uma programação voltada à capacitação profissional.

Além do bate-papo com Paulus, a programação contou com treinamentos da Vila Galé Collection e da Gol Linhas Aéreas, proporcionando aos participantes uma atualização sobre tendências de mercado, novos produtos e oportunidades de negócios.

Paulus compartilhou sua visão sobre o futuro do Turismo, destacando as transformações do setor, a evolução do Turismo de alto padrão e a importância de criar experiências capazes de encantar e fidelizar os clientes. Criador de empreendimentos como o Castelo Saint Andrews, o empresário defendeu que o Turismo precisa ser reconhecido como uma atividade estratégica para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Durante sua palestra, Paulus ressaltou que o setor vai muito além da movimentação de visitantes, sendo uma indústria geradora de emprego, renda e oportunidades para diversos segmentos da economia.

"O Turismo é uma das atividades com maior capacidade de transformar economias e gerar desenvolvimento. Precisamos enxergá-lo como uma indústria estratégica para o Brasil, e não apenas para os destinos turísticos"

Guilherme Paulus

Ao abordar o mercado de luxo, ele destacou que, em um cenário cada vez mais competitivo, a diferenciação não está apenas na inovação ou no preço, mas principalmente na capacidade de despertar emoções. "A verdadeira força da marca está em gerar emoção, memória e significado. No Turismo de luxo, o diferencial está na capacidade de perceber, interpretar e responder aos estímulos dos cinco sentidos, criando experiências com qualidade sensorial", frisou Guilherme.

Paulus também apresentou algumas das principais tendências que devem moldar o Turismo até 2030. Entre elas, o crescimento de roteiros que combinam múltiplos destinos em uma única viagem, itinerários com chegada e retorno por aeroportos diferentes, o aumento da procura por destinos ainda pouco explorados e o fortalecimento das viagens voltadas à espiritualidade e ao bem-estar.

A gerente de contas da Vila Galé Collection, Alessandra Harms, por sua vez, apresentou os investimentos da rede hoteleira, que atualmente conta com 52 hotéis entre Brasil, Portugal e Espanha. No segmento Vila Galé Collection, a rede possui quatro empreendimentos no Brasil, sendo um deles o Vila Galé Collection Ópera, em São Luís, prevista para entrar em operação em outubro.

Já a executiva de contas da Gol Linhas Aéreas, Rosana Carvalho, apresentou novidades sobre a malha aérea da companhia, que opera atualmente 66 destinos nacionais e 23 internacionais. A executiva destacou ainda a consolidação do Rio de Janeiro como hub internacional da empresa, ampliando a conectividade da cidade com voos diretos para destinos como Nova Iorque, Lisboa, Paris e Orlando.

"A capacitação é uma das principais ferramentas para fortalecer o agente de viagens e ampliar sua competitividade. Nosso objetivo é proporcionar acesso a informações estratégicas, tendências de mercado e novos produtos, aproximando nossos associados e profissionais dos principais players da indústria do Turismo. Receber um nome como Guilherme Paulus e importantes parceiros como Vila Galé Collection e Gol demonstra o compromisso da Abav-RJ em oferecer conteúdo de alto nível para o mercado"

Diretora da Abav-RJ, Cristina Fritsch

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatriz Contelli

Conteúdos por

Beatriz Contelli

Beatriz Contelli tem 6424 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Anhembi Morumbi com pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela FAAP. Entrou na PANROTAS em 2019, com foco especialmente em Branded Content, e, desde 2024, atua como repórter da redação.