Rodrigo Vieira   |   24/01/2023 09:22
Atualizada em 24/01/2023 09:24

ILTM Latin America revela tema de 2023 e prevê novo recorde

A simplicidade latina será celebrada pela feira de Turismo de luxo em São Paulo


PANROTAS / Beatrice Teizen
Simon Mayle, da ILTM Latin America e ILTM North America, e José Guilherme Alcorta, da PANROTAS, mostram o  Annual Luxury Travel Report: Brazil - Latin America na edição de Cannes
Simon Mayle, da ILTM Latin America e ILTM North America, e José Guilherme Alcorta, da PANROTAS, mostram o Annual Luxury Travel Report: Brazil - Latin America na edição de Cannes
"Simplicidade Latina" será o tema da próxima edição da ILTM Latin America, a principal feira de Turismo de luxo do Brasil e da América do Sul, que em 2023 acontece de 9 a 12 de maio na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. O evento celebrará "a simplicidade, a partir da conexão com a natureza e cultura da América Latina, qualidades cada vez mais valorizadas nas viagens de luxo", de acordo com o diretor do evento, Simon Mayle.

Ponto de encontro de destinos, hotéis e agentes de viagens de todo o mundo, o evento segue a tendência que mais cresce entre as viagens de luxo: a sustentabilidade e a valorização do regional. A ampla variedade de frutas, plantas, animais e diferentes culturas tomarão conta da Bienal, retratando a riqueza e sofisticação locais.

PANROTAS / Emerson Souza
ILTM Latin America é a principal feira de Turismo de luxo no Brasil
ILTM Latin America é a principal feira de Turismo de luxo no Brasil
“Para além da retomada, estamos muito animados com a qualidade desse Turismo, que tem a sustentabilidade como novo luxo e passou a valorizar mais experiências locais e destinos com muita oferta social. Temos hoje um turista disposto a pagar mais por experiências autênticas que respeitam a cultura e a natureza locais”, pondera Mayle.

A 13ª edição do evento representará mais um recorde de presença de grandes marcas como Mandarin Oriental, Rosewood, Belmond, Marriott, Accor, Dorchester Collection, entre outras, reflexo de uma retomada robusta desse mercado, que em 2022 já superou o ano de 2019 em faturamento.

E tudo aponta para um número muito mais expressivo de vendas, segundo os agentes de viagens. A segunda edição do Annual Luxury Travel Report: Brazil - Latin America, lançado pela ILTM em parceria com a PANROTAS Editora, mostra que, levando-se em conta a população brasileira, o mercado de luxo ainda tem um potencial gigantesco a ser explorado.

No Brasil, 2,5% das famílias têm renda superior a R$ 30 mil mensais, mas são responsáveis por 23,5% dos gastos com viagens. "Os agentes já conhecem essa demanda e sabem que existe muito espaço para crescer. A prova é também que todos os novos hotéis e propriedades que atendem a estes públicos estão muito saudáveis e com planos de expansão", acrescenta Simon Mayle.

No Brasil, alguns destinos têm mirado para o Turismo de luxo e atraído investimentos mais sofisticados, como o Rio Grande do Norte que vem inaugurando novas opções a cada ano. No ano passado, as aberturas do Rosewood São Paulo e do BA'RA Hotel em João Pessoa foram considerados grndes sucessos.

Neste ano, a comemoração dos 100 anos do Copacabana Palace vai movimentar o clássico Rio de Janeiro. “O tema que escolhemos para este ano, a simplicidade, está muito conectado com o momento de alegria do setor. Agentes de viagens, hotéis e turistas estão todos felizes querendo voltar a fazer o que mais gostam sem tantas preocupações, com segurança e alegria, de um jeito simples”, conclui o diretor da ILTM Latin America.

Tópicos relacionados