Da Redação   |   29/03/2023 12:08
Atualizada em 29/03/2023 12:13

Viagem de luxo: veja fotos do fórum de imersão da BLTA

Associação, em parceria com Ibiti Projeto, levou players do mercado de luxo para evento em Minas Gerais


Carla Lencastre
A atividade aconteceu dentro do Parque Nacional do Ibitipoca, em Minas Gerais, e teve o seguinte tema: Sustentabilidade, um rito da Hospitalidade
A atividade aconteceu dentro do Parque Nacional do Ibitipoca, em Minas Gerais, e teve o seguinte tema: Sustentabilidade, um rito da Hospitalidade
Cerca de 35 profissionais, todos vinculados à BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) ou ao Ibiti Projeto, participaram entre os dias 21 e 23 de março, de um evento de imersão sobre Turismo de luxo sustentável. A atividade aconteceu dentro do Parque Nacional do Ibitipoca, em Minas Gerais, e teve o seguinte tema: Sustentabilidade, um rito da Hospitalidade, destacando os movimentos da entidade e de cada associado individualmente em direção a práticas, desafios e oportunidades para um Turismo mais regenerativo.

Liderado por Simone Scorsato, CEO da BLTA, e Cláudia Baumgratz, empreendedora do Ibiti Projeto, o fórum teve como objetivo principal propiciar aos presentes troca de experiências, expondo e analisando posturas mais amplas em direção de uma economia mais inclusiva e identificando que, juntos, os associados da BLTA são players complementares.

Dentro da BLTA, por exemplo, por meio de uma autoanálise individual de cada hotel, resultados marcaram que: 74% afirmam ter práticas sustentáveis, 57% têm envolvimento com o entorno/comunidades, reciclagem e energia solar já se tornaram práticas obrigatórias, 93% já reduziram o uso de plástico (eliminaram canudos e garrafas de plástico e amenities individuais). Apesar de a evolução ser gradual, 42% dos associados encontram dificuldades em se inserir em projetos do entorno. A meta é ter “zero plástico”, além de contratações e parcerias ligadas à diversidade de gênero, raça e origem.

"Quando sugeri como tema Sustentabilidade, um rito da Hospitalidade, pensei na ótica da dádiva e sua tríade: dar, receber, retribuir, como um fluxo em que a sustentabilidade está inserida no contexto comercial da hospitalidade – ou seja, é um caminho sem volta. A sustentabilidade deve ser inserida nesse rito de bem-receber que tanto alentamos no turismo e acredito que o engajamento deva ser uma contribuição coletiva da BLTA para o setor", comenta Simone.

No álbum a seguir veja algumas fotos dos dias de evento no Parque Nacional do Ibitipoca.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11147 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS